LULA FECHA COM DILMA: VAI PARA A CASA CIVIL


Após muita especulação e ansiedade, o ex-presidente acertou com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira para ser ministro da Casa Civil; Lula substituirá Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete de Dilma; "Ministro Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula nova Ministro da pasta!", postou no Twitter o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); ideia é de que Lula também fique responsável pelo Conselhão; antes do anúncio, o ex-presidente se reuniu com Dilma por mais de quatro horas na noite desta terça no Palácio do Planalto, em Brasília; nesta manhã, os dois voltaram a conversar em café da manhã no Palácio do Alvorada; no governo, Lula terá a missão de reaglutinar os aliados do governo, sobretudo o PMDB

247 - Após muita especulação e ansiedade, o ex-presidente acertou com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira 16 sua ida para a Casa Civil. Ele substituirá o ministro Jaques Wagner, que passa a ser chefe de gabinete da presidente.

A ideia é de que Lula fique responsável também pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão. Antes da decisão, Lula se reuniu na noite desta terça-feira 15 com Dilma por mais de quatro horas no Palácio do Planalto, em Brasília. Nesta manhã, os dois voltaram a conversar em café da manhã no Palácio do Alvorada, com a presença dos ministros Jaques Wagner e Nelson Barbosa, da Fazenda.

Havia uma grande pressão dentro do PT e em parcelas do governo para que Lula assumisse um ministério. Isto ganhou mais força após a etapa da operação Lava Jato que realizou uma condução coercitiva do ex-presidente no início deste mês. O pedido de prisão, por parte de três promotores do MP de São Paulo, e a decisão da Justiça de encaminhar o processo para o juiz Sérgio Moro, também influenciaram a decisão.

No governo, Lula terá a missão de reaglutinar os aliados do governo, sobretudo o PMDB, que, no último final de semana, aprovou uma resolução que estabeleceu prazo de 30 dias para que a sigla decida se continuará ou não na base governista. Atualmente, o PMDB tem sete ministérios na administração federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia