Unifavip/Devry celebra a gastronomia caruaruense

O Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry) promoveu a 2ª Semana da Gastronomia, cujo tema principal foi a culinária caruaruense

Symonne Medeiros e Izabella Rodrigues
A professora Symonne Medeiros contou-nos um pouco do evento e da importância da gastronomia regional: "O objetivo de tudo isso é fazer exatamente esse resgate cultural, pois a gastronomia, mais do que nunca, é vista como um patrimônio. Para os alunos nada melhor do que praticar o evento, porque faz parte da disciplina (organização de eventos) e lidar com a região. Tudo foi pensado para que fosse regional, com o que é da terra e principalmente voltado às raízes, dando valor o que é da terra e o que nós temos. Nós estamos aqui com duas grandes cozinheiras da terra que são Guida e Nicinha. Estamos com o Chef César Santos, um dos maiores representantes da gastronomia pernambucana e nacional e um Chef americano (David Guas) que veio cozinhar com ele, fazendo essa parceria. Todo o evento foi pensado pelos alunos, espero que todo mundo tenha aproveitado esse momento. Essa força cultural de Caruaru é muito importante e também porque Caruaru está despontando como Polo Gastronômico de Pernambuco. Daí a procura pelo curso ser tão grande e posso afirmar que os alunos estão tendo muito sucesso", disse ela.

Izabella Rodrigues, aluna do Curso, disse que a Semana da Gastronomia trouxe muito aprendizado e que experiências desse porte lhe dão a certeza que fez a escolha certa. "Além da gente buscar as raízes pernambucanas, principalmente a caruaruense, a gente também está fazendo a fusão de outras culturas. Conhecendo a cultura americana, a cultura brasileira, todas com suas especialidades e cada uma mostrando o que pode oferecer uma para outra, fazendo a fusão de técnicas, de temperos e a gastronomia contando histórias o que é mais importante. Nós vemos uma evolução do evento desse ano para o do ano passado, pois nesse segundo ano nós vemos a gastronomia de outro jeito, pois hoje nós expandimos esse olhar e temos essa visão mais ampla. Cada região tem suas particularidades, aqui foi se esquecendo muito do regionalismo, porém com essa 2ª Semana Gastronômica a gente tenta resgatar essa identidade, mostrando às outras pessoas que temos história e temos a nossa própria culinária. Nosso objetivo é juntarmos o que estamos aprendendo aqui com o que estamos aprendendo em cursos e seminários e buscarmos novas técnicas, novos ingredientes, não esquecendo o nosso regionalismo e a valorização de nossa cultura, pois utilizando os ingredientes da terra estaremos valorizando a cultura nordestina, pois ela é muito rica, tanto em técnicas como em sabor,como em textura, como em cores e isso é o que estamos fazendo", salientou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia