Médicos recebem R$ 790 mil por plantões inexistentes em Passos (MG)

Dois secretários e dois servidores foram presos em operação do MP 

Enzo Menezes, do R7
Castro e Cançado foram levados para 
o presídio da cidade
Prefeitura de Passos / Divulgação
Dois secretários municipais e dois servidores da Prefeitura de Passos, no sul de Minas, foram presos em uma operação do Ministério Público com a Polícia Civil por suspeita de envolvimento em um esquema de pagamento de plantões para médicos que não tinham trabalhado o horário lançado no registro. 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Saúde de Passos aponta que médicos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) teriam adulterado o registro de plantões e recebiam como se tivessem trabalhado. O prejuízo do esquema aos cofres públicos é de R$ 790 mil em dois anos. 

Foram presos temporariamente Gilberto Lopes Cançado, secretário de Administração, Dickson Helinton de Castro, secretário de Saúde, Ildefonso Medeiros Filho, ex-diretor da UPA e Wagner Diniz Caldeira, assessor. Eles foram levados para o presídio da cidade e prestaram depoimento como investigados. O diretor a secretária da UPA foram afastados do cargo. 

Os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão e recolheram 2.000 dólares, 2.000 euros e 14 volumes de documentos. 

Os investigadores tentam identificar os nomes dos médicos e outros servidores com participação na fraude. 

Além dos pagamentos fraudados, o MP aponta que a prefeitura teria coagido os servidores a devolver os recursos. Em nota, a Prefeitura de Passos "nega que tenha havido coação de médicos e afirma que alguns dos envolvidos assinaram o acordo espontaneamente" depois que as secretarias de Administração e Saúde descobriram a fraude e aponta que enviou ao MP o teor da investigação interna para colaborar com as apurações. 

Os suspeitos podem responder por corrupção passiva, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. Os advogados dos secretários e servidores envolvidos nas denúncias não foram encontrados pela reportagem para esclarecer as denúncias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia