O mar e sua capacidade

Todos os rios vão para o mar, contudo o mar não se enche. (Eclesiastes 1.7) 

Por Dário Gomes*
Sei que você já ouviu a expressão: “As águas só correm para o mar”. Expressão usada por pessoas que ficam indignadas ao verem outras que já possuem boas condições financeiras tendo oportunidades de ganharem muito mais. 

Fiquei, cá com meus botões, a considerar a força da expressão e a analisar os fatos inerentes ao assunto e, diga-se de passagem, não é fácil chegar a um denominador comum entre mim e os leitores desse blog, porém teço meus comentários tentando encontrar uma linha de pensamento coerente ao mais exigente dos leitores. 

O mar, por ser do tamanho que é, tem capacidade suficiente para armazenar as águas que possui e ainda receber a deságua de todos os rios do mundo, sejam grandes ou pequenos, fortes ou fracos. 

Só para termos uma vaga ideia de como isso é muito mais do que a gente imagina analisemos a guisa de mera especulação, o volume do maior rio, em volume da águas do mundo: o nosso Rio Amazonas. Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. São aproximadamente 200.000 m3 de águas por segundo. Só mesmo um gigante como o mar para suportar tanto. 

Na concepção de muitos, é inaceitável que, tendo o mar tanta água ainda recebe cada vez mais, contudo é importante salientar a capacidade do gigante em armazenar tamanho volume. Imagine vocês se, ao invés de ir para o mar, as águas do mundo inteiro caíssem no nosso Rio Pajeú, em uma hora seríamos eliminados e teríamos a pior catástrofe do mundo, nossa querida São José do Egito seria eliminada do mapa e não somente ela, mas todo o estado de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe e ainda sobraria algo para os demais, pensando assim desejo que as águas continuem correndo para o mar mesmo. 

É assim, quando vemos uma pessoa que tem muitos bens e ainda adquirir outros, eu louvo a Deus porque tem eles capacidade de administrar tudo aquilo que às mãos lhes chegam. Quem ganha ou trabalha com grandes volumes de dinheiro sabe que, na hora de pagar as contas, também precisam de terem muito mais, pois pagam a muitos empregados, muitos impostos, manutenção de equipamentos, conservação e manutenção da frota, da casa, da piscina, dos apartamentos na capital, e etc, etc, etc. 

O mar recebe milhões de litros de águas por dia, mas também envia para todo o mundo, através da evaporação e vaporização de suas águas, vida pra todo o planeta também é supridor da alimentação para bilhões de vidas que dependem diretamente dele para suas sobrevivências. Ele recebe muito mas também distribui muito. 

Jesus propôs uma parábola em que os homens receberam talentos e esses talentos foram-lhes dado segundo a capacidade de cada um. 

Mateus 25:15 

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. 

Observe que todos receberam, porém segundo a capacidade que tinham em negociar aquilo que receberam. Há pessoas que só recebem um e nem mesmo esse um, têm condições de possuir e negociar. 

Lembro-me de um conto que li acerca de um trabalhador que queria emprego em uma fazenda e como todas as casas da fazenda estavam ocupadas foi lhe oferecida uma casa velha e suja para ele e sua família, casa essa rejeitada por todos os demais trabalhadores. Ele aceitou e, por conta própria, começou a cuidar da referida, pintou a casa, plantou umas árvores frutíferas ao redor, limpou todo o terreno anexo e fez uma horta, protegeu-a com uma cerca e deu àquela casa uma ar de quem tem vida e esperança. O patrão desse viu o cuidado que este teve com aquele casebre, logo lhe ofereceu uma melhor posição colocando-o como Feitor ou Administrador da casa principal da fazenda, logo os curiosos ou invejosos começaram a surgir e a dizer: É as águas só correm para o mar, não bastasse morar na casa mais bonita da fazenda, ainda lhe colocam como administrador de tudo. 

Se tens o que tens é porque essa é a tua capacidade. Então estude, se informe, trabalhe, conquiste, mas também peças a Deus para Ele amplificar os teus termos, faça como fez Jabez, seus limites eram pequenos e Ele pediu a Deus para amplifica-los e foi atendido. 

I Crônicas 4:10 

Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 

Que as águas continuem correndo para o mar, pois só assim durmo tranquilo. 

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia