Caravana do Cuscuz no Bairro São Miguel

O São Miguel pede ruas calçadas, médicos e policiamento

Em 26 de junho de 2015, realizamos nossa primeira Caravana do CUSCUZ no bairro de São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe. Nosso anfitrião foi o músico Gautier Gomes e nosso levantamento se refere à parte mais antiga do bairro. O objetivo da Caravana do CUSCUZ é andar pelas ruas e conversar com os moradores. A todos fazemos a seguinte pergunta: "O que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pode fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro?" A partir das respostas encontradas, realizamos um apurado sobre os principais problemas e as soluções apontadas, na visão dos moradores do bairro. Ao final, confraternizamos na casa do anfitrião, que oferece um CUSCUZ aos voluntários.

A FALTA DE SEGURANÇA 
(Terceiro pior problema, segundo os moradores entrevistados)
A falta de segurança recebeu 16 das 69 citações apuradas no bairro de São Miguel. Pudemos observar que não houve citação de casos específicos de violência, o que talvez reflita a falta da SENSAÇÃO DE SEGURANÇA, na verdade.

A solução apontada pelos moradores foram:
- Aumentar o patrulhamento (rondas policiais), com 14 citações;
- Instalar um trailer ou um posto policial no bairro, com 2 citações.
Apesar de a responsabilidade pela segurança pública ser do Governo do Estado, sugerimos, como já houve no passado, que a Prefeitura firme parcerias com a Polícia Militar, inclusive com contrapartida de recursos, para melhorar o policiamento do bairro e atender a essa importante demanda da população.

A FALTA DE MÉDICOS 
(Segundo pior problema, segundo os moradores entrevistados)
Uma grande surpresa a nossa equipe foi observar a grande dificuldade dos moradores do bairro de São Miguel em ter acesso a consultas médicas. No bairro existe, segundo os moradores, apenas um posto de saúde em funcionamento, em que há atendimento médico apenas às quartas-feiras! A insuficiente prestação de serviços médicos foi citada 17 vezes. 



As soluções apontadas pelos moradores foram:
- Colocar médicos no posto de saúde (mais horários e maior número de fichas de atendimento), com 9 citações;
- Instalar um novo posto de saúde no bairro, com 6 citações;
- Disponibilizar mais remédios no posto (às vezes também faltam medicamentos), com 1 citação;
- Melhorar o atendimento (trato com a população), 1 citação.
Ainda na área de saúde, descobrimos que existe deficiência na cobertura dos agentes de saúde (algumas casas não recebem visitas) e de atendimento médico domiciliar.

A FALTA DE CALÇAMENTO DAS RUAS 
(O principal problema do São Miguel, segundo os moradores)
A maioria das ruas que percorremos não está calçada! Observamos que existe saneamento no bairro, o que é um ponto positivo, e não encontramos pontos de esgoto a céu aberto. Foram 18 citações para o calçamento das ruas e esse clamor fica evidente e se justifica quando se anda pelo bairro. As ruas de terra batida e alto fluxo de veículos automotores provocam muita poeira e agravam os problemas respiratórios, sobretudo para os alérgicos, as crianças e os idosos.

Uma vez por mês, quando chega água, segundo os moradores, os canos da COMPESA rotineiramente vazam, o que provoca lama e põe em risco a estrutura de alvenaria de algumas casas (aliás, a falta de água também recebeu bastantes citações como problema). A óbvia solução apontada para essa demanda foi calçar as ruas do bairro e, para a nossa surpresa, encontramos moradores inclusive dispostos a pagar pelo calçamento, tamanha é a necessidade!

E o CUSCUZ?
Ao final, já cansados e famintos, Jaci, a esposa do nosso anfitrião nos preparou um delicioso jantar, com queijo assado, galinha e muito CUSCUZ! Ficamos gratos a essa família que nos acolheu e nos acompanhou em nossas visitas!

Quer a Caravana do CUSCUZ no seu bairro, entre em contato conosco através da página de Francisco Zacarias no Facebook (www.facebook.com/xicozacarias)! Nosso movimento é social e visa levantar os problemas que mais afligem a população de cada bairro. Por isso convidamos toda a classe política e as autoridades competentes de Santa Cruz do Capibaribe para nos acompanhar em nossas visitas.


Obrigado!
Francisco Zacarias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia