Sonhos! Todos temos. Quais são os teus?

Sonhos
Por Dário Gomes*
Todos nós temos perspectivas em nossa vida, sempre almejamos algo, temos desejos e sempre que alcançamos uma meta, outras queremos alcançar.

O sonho da casa própria, do carro novo, de passar em um concurso, do emprego, o sonho de uma vida melhor.

É muito bom ter sonhos, mas cuidado, não confunda sonhos com ilusão. Existem pessoas que vivem na ilusão, pensam que as coisas vêm para si como se fosse mágica, deitam-se e ficam a esperar que os milagres aconteçam, depois amargam a ilusão de ter esperado e nunca ter conseguido aquilo que queriam. Literalmente, esperam deitados.

É importante sabermos que, quando falamos em sonhos, nos lembramos que sonhos temos quando dormimos, mas os sonhos que temos acordados e só se concretizarão se acordados estivermos.

Outro dia um moço me falou que tinha um sonho: Ter uma casa ampla, um sítio, um açude, muitas fruteiras ao redor, varanda ampla e algumas redes armadas e descansar. Então eu lhe falei: Para que se tenha um sonho tão grande é preciso ter muito amor ao estudo, é preciso se preparar para a vida, é preciso acordar cedo, dormir tarde, estudar, dominar uma arte, e então ganhar recursos para poder adquirir aquilo que desejas. Ele me respondeu: Que nada, eu queria ter uma boa aposentadoria e nem precisar trabalhar. Então lhe falei: Os aposentados de hoje, alcançaram esse “status” à custa de muito trabalho, não pode haver sonhos se, antes não houver trabalho. Coitado, como estava equivocado, quanto a vida.

Se tivermos sonhos, temos de ter também muita vontade de trabalhar e o trabalho envolve: deslocamentos, estudos, noites mal dormidas, testes, provas, aguentarmos, às vezes, o insuportável e sairmos vencedores.

Quando eu vejo estudantes, arriscando a vida, ao saírem de suas residências para irem a outras cidades para estudar eu imagino que esses jovens devem ter muitos sonhos e é lindo quando, os vemos recebendo seus diplomas e depois disso enfrentarem o mercado de trabalho e então poderem adquirir tudo quanto sonharam.

Conheci outro que tinha um sonho: Ser pastor, dar estudos e só servir a Jesus, veio falar comigo e lhe falei que seu sonho era muito bom, mas ele teria que fazer o seguinte: Dedicar-se ao estudo secular, voltar a escola e terminar, pelo menos, o ensino médio, dedicar-se ao estudo sistemático da bíblia, conhecer as teses e pensamentos dos principais teólogos, arrumar um emprego, pois Deus não chama preguiçoso, depois conseguir uma esposa que possa atender a uma chamada pastoral na vida do esposo e orar pedindo a Deus confirmação, para saber se tem mesmo chamada para o santo ministério. Ele não me deu ouvidos, ao contrário disso, ele comprou uma caderneta de anotações, fez alguns rascunhos e saiu pelas cidades dando estudo, e dizendo que ia ser como o apóstolo Paulo, nem casamento ele queria. Seu sonho foi um verdadeiro fiasco, nada do que pensava aconteceu, teve que ir embora daquele lugar.

Acontece assim com muitos e ainda têm a capacidade de dizer que seus sonhos são sonhos de Deus e o diabo não vai apaga-los. Deus não sonha. Deus nunca sonhou. Diz a bíblia que tudo que o Senhor quis Ele o fez (Salmos 135:6) Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. e ainda diz em Jó 42:2. - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido..

Deus nunca sonha, quem sonha são os homens, o que Deus faz é colocar no coração do homem desejos, Deus dá sonhos aos homens. José teve sonhos que Deus lhe deu, mas os mesmos só se concretizaram mediante a sua luta e fé. Deus estava com ele para que seus sonhos fossem concretizados.

Ter sonhos não é só querer, é ter objetivos e lutar para que os mesmos sejam alcançados.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia