Liderança empresarial

"Ser líder é como ser uma dama, se for preciso dizer que é, é porque não é"
Margareth Thatcher

Por Dário Gomes*
É comum entre os trabalhadores de uma firma ter alguém que se destaca como o melhor, seja pela produção, pela fidelidade ou ainda pela capacidade de interagir com os outros funcionários e ainda ter o domínio em determinadas situações, você sabe o que é isto? Princípios de liderança! Muitas vezes o portador dessas habilidades nem sabe que as tem.

O problema de algumas pessoas é não admitir a capacidade de liderança que há em alguns empregados e ficam a discutir, querendo provar por todos os meios que o empregado está errado (mesmo estando certo) e só ele, o patrão, está certo (mesmo estando errado) e se passa ao ridículo de discutir com o funcionário diante dos demais, mostrando assim a sua própria incapacidade de liderança sobre a empresa e para tal usa o poder. 

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. (O monge e o Executivo)

Você pode ter inteligência e saber como se ganha dinheiro, ter condição física necessária para dirigir a empresa, saber onde está as fontes de matéria prima, ter o capital necessário, entre outras coisas, mas não ter a influencia sobre pessoas e com certeza vai precisar de alguém que faça isso.

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. (O monge e o Executivo)

Para mim, um dos maiores líderes que já tivemos (no Brasil) foi o Ex-presidente Lula, ele colocou profissionais para gerenciar as coisas e elevou a condição de um país desacreditado, nacional e internacionalmente falando, à condição de exemplo para muitas nações do chamado 1º mundo.

Lula liderou doutores, engenheiros, advogados, economistas e profissionais de todas as áreas, estes gerenciavam as coisas com o único objetivo de atingir as metas de seu líder. Lula que, em seus estudos, só tinha estudado até a antiga 4ª série, foi por oito anos consecutivos chefe de toda uma nação, usando somente algo que nunca deve faltar a um líder: Autoridade.

Autoridade: Habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. (O monge e o Executivo)

O verdadeiro líder é amado por seus liderados e sua presença não traz terror, pelo contrário, dá prazer, as pessoas não lhe obedecem por medo, mas porque gostam do estilo de sua liderança.

O verdadeiro líder valoriza a pessoa, e quando a pessoa é valorizada, sua autoestima também melhora e os resultados aparecem.

Você não precisa dizer que é o dono da empresa, isso todo mundo já sabe, você só precisa aprender que as coisas você gerencia, mas pessoas você lidera. Se você é um líder e gerente, parabéns. Mas pode ser que sejas líder e não gerente ou ainda gerente e não líder. Então, meu caro, acerque-se de quem pode oferecer aquilo que te falta. 

Um abraço e até a próxima.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito



PARA ACESSAR ANNELINE ARTESANATOS CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia