Do Blog Santacruzense: Você pode estar usando água contaminada

Por Bruno Muniz

Recentemente um leitor do blog nos enviou esta imagem, um homem em uso de um caminhão de carga, enche contêineres de água as margens do Açude da Manhosa, uma bomba é usada para extrair a água do Açude.

Caminhões semelhantes a este passeiam pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe vendendo água, segundo eles ''apropriada'' para o consumo doméstico.

Um preço bastante popular é cobrado pela água vendida por estes caminhões, mas surge então uma dúvida, seria essa água mesmo apropriada para o consumo? Tendo em vista que muitos à usam até mesmo para cozinhar?

Bem, em conversa com o professor e historiador Arnaldo Vitorino, o mesmo nos explicou que água do Açude da Manhosa ainda tem utilidade para fins doméstico, porém, é necessário que a mesma passe por alguns processos de purificação (filtração).

''A água da Manhosa ainda serve pra tudo inclusive desentediação humana, não é uma água potável claro, mas as pessoas que a estão utilizando são para fins variados, desde a construção civil e quem sabe até a desentediação em residencias onde as pessoas não podem comprar uma lata de água, basta coar e adicionar um pouco de hidroclorido, que ela estará pronta para o consumo.''

Apesar da possibilidade de filtração, o professor alertou para os riscos em consumir a água sem o tratamento adequado, e também citou os processos de transformação que as águas percorrem antes de chegar até nós.

''Muitos lavam animais, tomam banho e ate esgotos estão caindo dentro do açude, a quantidade de coliformes fecais já devem estar com um volume considerável, mas mesmo assim ela estar bem melhor do que a do Capibaribe, aqui atrás das ruas e que corre até Jucazinho, e retorna depois de tratada para nossas casa. As autoridades deviam cuidar melhor dessa grande reserva de água que temos na nossa porta'', pontuou Arnaldo.


Com a expansão dos loteamentos no entorno do Açude da Manhosa, o mesmo passou a ser mais castigado, como já foi citado, esgotos são despejados próximo de suas margens, comprometendo assim o futuro do açude.

Pela proporção, é impossível comparar, mas é bom lembrar que São Paulo passa hoje por um grande problema com a falta de água, onde os reservatórios já estão usando suas margens limites, pondo em dúvida o futuro do abastecimento no estado do sul do país.

Além da seca, um fator influente na falta de água em SP, foi o descuido com as reservas existentes no estado, bem como o uso irregular por parte dos consumidores.

Trazendo este exemplo para nossa realidade, acreditamos que o Açude da Manhosa ainda tem muito a oferecer para o nosso município, mas que é claro, precisa de uma atenção por parte do poder publico, que descartou o açude como peça apenas geográfica e histórica. O açude santa-cruzense ainda é uma realidade vida, que precisa de suporte e tratamento para suas águas.

Portanto, não estamos pregando que não comprem ou que deixem de consumir a água que é vendida nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe por estes caminhões que passam na sua porta, mas reforçamos o alerta, que para a consumir, tenha sempre a preocupação de tratá-la adequadamente, não pondo em risco assim a sua saúde nem de seus familiares.

Foto: Açude da Manhosa - Arnaldo Vitorino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia