DO BLOG DA NOÉLIA BRITO: "MENSALÃO PERNAMBUCANO"

Mensalão Pernambucano foi fruto de profusão de Organizações Criminosas, entrelaçadas numa espécie de simbiose que choca porque infinita como o oceano, afirma PF sobre esquema

EXCLUSIVO

Novos documentos que chegam ao Blog revelam que o esquema desvendado pelo Inquérito 433/2007, da Polícia Federal, também se prestava à compra de legendas partidárias.

Outra revelação é sobre o grau de proximidade entre o doleiro Jordão Emerenciado, que pretendia usar dinheiro do esquema para bancar sua candidatura à Câmara do Recife e a de outros políticos de seu partido, inclusive à Prefeitura da capital pernambucana, com o ex-governador Eduardo Campos, a quem chamava de "amigo" e com quem empreendia viagens a São Paulo.

(Mesmo com investigações encerradas, o Inquérito 433/2007 vinha se mantendo misteriosamente oculto do conhecimento da opinião pública, por um injustificável e suspeito "sigilo de Justiça", que só se admite quando ainda em curso as investigações ou em casos de delações premiadas. A transparência é a regra no Processo Penal, pois só assim poderá a sociedade fiscalizar se Inquéritos como o 433/2007 não dormitam em gavetas de gabinetes, no aguardo de favorecer os criminosos, políticos e agentes públicos de alta patente, com a prescrição. Até o momento, o destino do Inquérito 433/2007, que traz flagranteado o maior esquema de corrupção já visto em um Estado da Federação se mantém oculto da população, o que é gravíssimo, em se tratando de uma democracia, onde os princípios da publicidade, da transparência e da isonomia e da probidade devem nortear todas as ações estatais).

A nota introdutória ao Inquérito 433/2007 já deixa antever o quanto é inconcebível que até a presente data não se tenha notícia de denunciados pelos crimes gravíssimos ali flagrados: "Na verdade, a profusão de Organizações Criminosas, entrelaçadas numa espécie de simbiose, choca principalmente por apresentar ilimitação, tal quem se nos apresenta o oceano, quando estamos num barco a vários quilômetros da costa - com sutil diferença de que, nesse último caso, há água. Choca também pela fonte de onde retira o seu sustento: O Erário Público. Por último, choca porque evidencia o completo desinteresse de vários Agentes Públicos para com o "bem social", ou algo que o valha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia