Curta Taquary divulga os homenageados desta 7ª edição

Em sua 7ª edição o Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-metragem, homenageará o cineasta pernambucano Marcelo Gomes e a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, durante a programação do evento que acontecerá entre os dias 17 a 28 de novembro, em Taquaritinga do Norte.

Segundo o coordenador geral do festival, Alexandre Soares, a escolha representa um reconhecimento ao excelente momento do audiovisual no Estado e no Nordeste. “A escolha do Marcelo Gomes e da Marcélia Cartaxo para as homenagens do festival representa esse reconhecimento que o nosso cinema tem feito no mundo afora, o talento de ambos é inegável e já foi reconhecido em diversos festivais”, destacou. Os homenageados já confirmaram presença no evento, quando receberão o Troféu do Curta Taquary.

Reconhecida pela atuação em diversos papéis no cinema, na TV e no Teatro, Marcélia Cartaxo iniciou sua carreira no cinema com o filme A Hora da Estrela (1985), quando ganhou diversos prêmios, entre eles Urso de Prata do Festival de Cinema em Berlim. Recentemente, atuou no longa de Camilo Cavalcante, A História da Eternidade (2014), premiado no 6° Festival de Paulínia e no 21° Festival de Cinema de Vitória.

Já o cineasta Marcelo Gomes é reconhecido pela produção audiovisual efervescente, tendo produzido importantes obras da filmografia pernambucana como Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), que teve sua estréia no Festival de Cannes, Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009) e Era uma vez eu, Verônica (2012). Seu longa mais recente é O Homem das Multidões (2012), uma coprodução entre Pernambuco e Minas Gerais. 

MARCÉLIA CARTAXO

Atriz e diretora, natural de Cajazeiras na Paraíba, Marcélia Cartaxo já atuou em mais de 15 filmes e diversas produções para TV. Sua primeira atuação para o cinema foi no filme A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim em 1986, tornando-se assim, a primeira brasileira a receber o prêmio. Outros importantes trabalhos da atriz no cinema brasileiro foi nos filmes Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) Baixio das Bestas (2007), entre outros. Em 2003 estreou como diretora no curta-metragem Tempo de Ira. Recentemente atuou no longa premiado A História da Eternidade (2014), do pernambucano Camilo Cavalcante. Atualmente, além de atuar e dirigir, Marcélia vem desenvolvendo pesquisas voltadas para o campo da atuação no cinema, através da realização de oficinas voltadas para a iniciação de atores no universo cinematográfico.

MARCELO GOMES

Nasceu em Recife, Pernambuco. Seu contato com o cinema começou através de um cineclube criado por ele em sua cidade natal. Em seguida formou-se em Cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra e dirigiu uma série de premiados curtas-metragens entre eles Maracatus (1995) e Clandestina Felicidade (1998). Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), estreou em Cannes em 2005, Un Certain Regard, e ganhou o prêmio do Ministério da Educação da França. O filme recebeu mais de outros 50 prêmios pelo mundo. Em 2009 apresentou no Festival de Veneza Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), em co-direçåo com Karim Ainouz. Seu filme Era uma vez eu, Verônica (2012) estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2012 e conquistou prêmios em festivais em Brasília, San Sebastian, Habana, Amazonas e Guadalajara, entre outros. Marcelo Gomes foi também co-roteirista de outros filmes recentes: Madame Satã (2002) de Karim Ainouz, que estreou na seção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2002, Casa de Alice de Chico Teixeira (2007) e Deserto Feliz (2007) de Paulo Caldas. Os dois últimos foram apresentadas na seção Panorama da Berlinale em 2007. Seu filme mais recente, O Homem das Multidões (2013), é uma coprodução PE/MG venceu o grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França.

CURTA TAQUARY

O Curta Taquary- Festival Internacional de Curta Metragem chega, neste ano, à sua sétima edição com o lema cinema para todos. O festival que, nas últimas edições acontecia no centro da cidade, aumentou os dias de execução para abraçar todos os municípios da região.

O festival exibirá 223 filmes divididos em 31 mostras com uma vasta programação que se estenderá do dia 17 a 28 de novembro e contará com o apoio de outros projetos como o Criancine, Animage, Poesia na Tela e Mostra Infantil de Florianópolis. 

O festival exibirá ainda três mostras competitivas: Nacional (ficção, documentários e animação), Primeiros Passos (até segundo filme realizado pelo diretor) e Dália da Serra (diretores capacitados por oficinas do festival). 

“Esse é o ano da inclusão. Lutamos muito e finalmente estamos levando cinema para todos. Essa é nossa principal missão: dar oportunidade para que todos assistam, discutam e, principalmente, conheçam o melhor do cinema”, afirmou Alexandre Soares, diretor do festival.

O evento ainda contará com as homenagens ao diretor Marcelo Gomes e à atriz Marcélia Cartaxo, oficinas de Crítica Cinematográfica, com André Dib e Boneco Animado, com Quiá Rodrigues e Ator no Cinema, com Marcélia Cartaxo, além dos seminários, master class com Jean-Claude Bernadet, lançamento de livros, feira Multicultural e mostras especiais.

Serviços:

Curta Taquary – 7º Festival Internacional de Curta Metragem

Quando: de 17 a 28 de novembro
Onde: De 17 a 21 nos distritos de Pão de Açúcar, Gravatá de Ibiapina, Vila do Socorro e no Sítio Mateus Vieira

De 22 a 2 8 Cine Santo Amaro (Rua Professor Luiz Carlos, Centro - Taquaritinga do Norte - PE )
Informações: www.curtataquary.com
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia