Alunos de Publicidade e Propaganda mostram trabalhos de Marketing Político

Djeison, Caroline, Alisson, Professor Marconi e Luiz Alves

Na noite desta segunda-feira (02) o Salão de Eventos da UNIFAVIP DEVRY foi palco de uma mostra de trabalhos sobre Marketing Político. A Mostra  foi desenvolvida pelos alunos do 7º período de Publicidade e Propaganda. 

Cada grupo de alunos desenvolveu uma campanha eleitoral para determinado candidato, mostrando que estão preparados, pois criaram slogans, montaram estratégias, fizeram orçamentos, confeccionaram panfletos, organizaram cronogramas, enfim desenvolveram um trabalho profissional de como deve ser conduzida a campanha. E, tudo isso, baseado em pesquisas previamente coletadas, fazendo com que o trabalho ganhasse relevância e credibilidade.

Coordenadora Lívia Valença e Professor Marconi Silva

O professor Marconi Silva falou da importância desse componente curricular e também fez uma avaliação dos trabalhos apresentados: "Esse exercício ora exposto é o coroamento de um semestre de trabalhos. Nosso objetivo quando propusemos essa atividade para os estudantes era para que eles apresentassem tudo que foi visto em sala de aula e também do ponto de vista teórico. Eles foram a campo, fizeram a pesquisa pública em várias cidades, levantaram dados, informações sobre os candidatos, informações sobre campanhas anteriores, financiamentos de campanha e dados eleitorais para que tivessem uma dimensão mais sistêmica de uma realidade política. O Marketing Político como disciplina no Curso de Publicidade tenta trazer essa visão mais voltada para os aspectos da organização social e política de um lugar e sensibilizar os estudantes para que eles compreendam a importância que eles tem nesse processo democrático. Apesar deles serem comunicadores sociais sabemos que não se faz política sem comunicação. Então de certo modo o êxito ou fracasso de um político a gente entende que também seja um êxito ou fracasso de um jornalista ou de um publicitário que trabalha com o político e ajuda o político a se comunicar com as massas. Nesse aspecto e vejo que a turma está de parabéns, pois cumpriu a atividade com uma certa qualidade que, como foi enfatizado, nem nas campanhas reais são vistas".


Lívia Valença, que é coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, também mostrou a sua satisfação com os resultados obtidos pelos alunos e falou: "Os alunos lidaram com números reais, fizeram a pesquisa em campo, eles tem índices reais, trabalharam com candidatos reais, dados e fatos reais. Isso tudo foi muito importante para que o alunado possa entender o contexto de  uma cidade, o contexto de um estado, a história de um determinado candidato. Eles foram fundo nesse sentido e foi muito importante ver que todo conteúdo da disciplina, que eles aprenderam desde a primeira aula, agora eles estão pondo em prática. Ele comentaram comigo que no começo da disciplina eles tinham uma noção muito vaga sobre política. Algumas pessoas adoram e outras detestam. Mas depois que começaram com a disciplina eles começaram a entender coisas que eles vivenciavam e não entendiam. O melhor de tudo é que o que eles aprenderam com o curso e a disciplina eles levarão para toda a vida".

SIMONE NEVES, FELIPE LEONARDO E ANA LUIZA PINHEIRO

O aluno do 7º período Felipe Leonardo também falou ao blog sobre o evento: "Percebemos a importância desse evento porque fomos conhecer a realidade da região com relação às candidaturas postas para esse ano. Eu mesmo não tinha muito contato com a política. Comecei a ter mais contato com a política esse ano e foi através desse  trabalho de Marketing Político dirigido pelo professor Marconi. Esse evento supriu as necessidades. Com relação a conteúdo ele foi muito interessante. Com essa pesquisa de campo que fizemos tivemos a noção que a escolaridade ainda é muito baixa em vários setores de nosso estado. Em Glória do Goitá, o município em que fizemos a pesquisa, essa realidade ficou bastante evidenciada".

EMILLE, DORGIVÂNIA E RODRIGO

Nessa mostra de Marketing Político o aluno Rodrigo falou sobre a experiência vivenciada: "Eu não tinha ideia do que fosse Marketing Político, pois era uma área que não me atraia tanto. Mas a medida que fui me aprofundando nessa cadeira fui gostando. Eu não entendia como era uma campanha, nem sabia como uma pesquisa era feita. Eu nem imaginava de onde vinha aquele dinheiro. As pessoas, as vezes, tem uma ideia distorcida do que é uma campanha publicitária. Esse conhecimento é de vital importância na vida de um publicitário. O saber fazer a pesquisa e também direcionar os trabalhos de publicidade farão com que uma campanha política tenha êxito". 

Finalizo com as palavras do professor Marconi: "Nós precisamos sensibilizar os estudantes para que eles vejam que para ter uma sociedade melhor e mais decente  a política tem que ser mais decente. O profissional que assessora em primeira linha o político, que traça a estratégia de comunicação, que traça a estratégia de marketing, tem que prezar pela ética, pois isso é fundamental para o amadurecimento de nossa sociedade. Quando o aluno se dá conta que quando a campanha é bem feita e dá ênfase à honestidade a tendência é que todos assimilem a importância disso e consequentemente a sociedade ganhará bem mais".


BRUNA E LORILANE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia