No primeiro dia como governador, João Lyra Neto citou parcerias com o governo federal

Sem Campos, novo governador de Pernambuco tenta aproximação com Dilma


Da FOLHAPRESS

A saída do pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB-PE) do governo de Pernambuco abriu espaço para o novo governador, João Lyra Neto (PSB-PE), buscar uma aproximação com o governo de Dilma Rousseff.

Na manhã de hoje, em seu primeiro ato como governador, a posse do novo secretariado, Lyra citou as parcerias do Estado com o governo federal. Durante sua posse, na última sexta-feira, disse, porém, que este seria um governo de continuidade.

No evento de hoje, ao mencionar o crescimento econômico de Pernambuco, Lyra chegou a mencionar o nome de Dilma. Antes da posse de Lyra, o nome da presidente só era citado por Campos em falas críticas.

"O PIB pernambucano subiu nos últimos dez anos mais de 100%. Isso mostra claramente o desenvolvimento econômico que nós vivenciamos, principalmente a partir de 2007, com o governador Eduardo Campos, com a participação do governo federal em obras estruturadoras, através do [ex-] presidente Lula e da presidente Dilma", afirmou Lyra.

Ao ser questionado se isso representava uma mudança de postura do governo pernambucano, Lyra foi enfático: "Não. Está mudando é o governador. Cada governador, e eu respeito muito o governador Eduardo Campos ele é o líder da nossa Frente Popular, é uma liderança nacional das mais importantes, cada um tem seu estilo", afirmou.

O novo governador disse esperar ser convocado pela presidente para uma audiência. Caso isso não ocorra, afirmou que ele mesmo pediria o encontro. "Vamos ter que ter a compreensão de que a relação institucional, os interesses do povo brasileiro, e nós incluímos o povo pernambucano, não podem ser prejudicados pela tensão, por mais forte que seja, de uma campanha eleitoral", disse Lyra.

O ex-governador Eduardo Campos não participou da cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Ele descansa com a família em uma praia de Pernambuco até sábado. No domingo, embarca para Brasília e, no dia seguinte, deve anunciar a ex-senadora Marina Silva como sua pré-candidata a vice na chapa presidencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia