Uma vitória dos emancipacionistas

Por Jairo Gomes


O deputado José Augusto Maia (PROS) protagonizou nesta terça-feira (18) uma manobra política que culminou na obstrução da reunião conjunta da Câmara e do Senado. Com isso o veto presidencial que seria posto em votação foi adiado. Foi aberta a discussão, mas temendo a falta de quorum por parte dos senadores, a maneira mais eficaz para o momento foi tomar essa decisão.


O dia começou com várias reuniões e o governo dava mostra que queria de toda maneira que o veto fosse mantido. Na Câmara o sentimento era pela derrubada do veto presidencial, enquanto que no Senado o clima era de incerteza.

Na reunião dos líderes, que aconteceu no final da manhã com a presença da ministra Ideli Salvatti, o governo dava mostras de sua intransigência. A tarde também muitas outras reuniões foram feitas e nada dava mostra que a posição do Planalto seria mudada.

Um impasse quanto a entrada dos emancipacionistas no Plenário Ulisses Guimarães foi resolvido, depois de muitas discussões, pelo deputado Zé Augusto. Ele conseguiu, mesmo com a relutância do presidente da sessão André Vargas (PT), distribuir senhas para que os principais interessados na matéria pudessem acompanhar a reunião.

Vários outros emancipacionistas acompanharam pelo telão no Auditório Nereu Ramos. 

Vários deputados e senadores usaram o microfone e unanimemente foram favoráveis a derruba do veto, inclusive desferindo duras críticas à presidenta Dilma Rousseff.

O desfecho, que foi a obstrução da sessão e consequente adiamento foi a melhor maneira encontrada pelo presidente da Frente Parlamentar para criação de novos municípios, para que o veto fosse posto em votação, pois nada garantia que o quorum dos senadores fosse suficiente para a derrubada do veto.

José Augusto virou o jogo aos 48 minutos do segundo tempo e mais uma vez deu novo fôlego a esse projeto e mais uma vez colocou seu nome em evidência, pois todos os olhares no congresso estavam voltados para ele.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia