"Sou a favor da derrubada do veto", diz Chiquinho Escórcio

Francisco Escórcio (PMDB-MA) defende derrubada do veto


Como um dos maiores entusiastas da Câmara dos Deputados na luta pela criação de novos municípios, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), em discurso na tribuna, disse que há uma grande incoerência no país ao comparar a quantidade de municípios nos estados das regiões Sul e Sudeste com relação ao Nordeste e Norte brasileiro.

“Minas Gerais, todo mundo sabe que é grande, tem 853 municípios. São Paulo tem 645 municípios. Rio Grande do Sul tem 496 municípios. O Paraná, que é quase a metade do meu estado, tem 399 municípios. Olha só a comparação e veja se nós não temos que acabar com essas desigualdades regionais. Veja que é muito acentuada a questão territorial. Nós temos um vácuo de poder. No Pará tem 143 municípios, que é grande. No meu querido Maranhão, que é grande, nós temos 217 municípios. No Amazonas, que é enorme, nós temos 62 municípios”, destacou o parlamentar.

Chiquinho Escórcio cobrou critérios para a criação de novos municípios e afirmou que os municípios emancipados não trouxeram prejuízos ao Brasil ou arrependimentos por parte da população.

“Nenhum dos senhores poderão dizer que a criação do Mato Grosso do Sul prejudicou o Brasil, que a criação do Tocantins prejudicou o Brasil. Na minha terra não tem um município que foi emancipado que tenha tido o arrependimentode ter essa emancipação”, disse.

Escórcio garantiu que, mesmo sendo da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff, não vai recuar.

“Que me perdoe a presidente Dilma, porque os seus interlocutores nesta Casa não pouparam a senhora. E eu vou declarar o meu voto, eu sou a favor da derrubada deste veto em prol dos municípios mais atrasados desse Brasil”, afirmou.

Blog do Jorge Aragão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia