Ciro, o grande.
Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Isaías 45:1-6.
Quando Deus quer que a sua vontade prevaleça, Ele usa os meios necessários para tal. Ao chamar Ciro, um rei persa, de meu servo e meu ungido, Deus simplesmente estava dizendo que Ele usa quem ele quer para abençoar aqueles que nEle espera.
Deus concede a Ciro um reino próspero e faz com que Ciro se torne um dos maiores dos reis que já pisaram na terra, sendo chamado na história como Ciro, o grande, e o seu objetivo era alcançar o seu povo e cumprir as promessas que havia feito.
No tempo do exílio babilônico o povo de Israel ficou sem pátria e sem templo para adorar a Deus, porque eles haviam transgredido a vontade de Deus, se curvando e adorando a Baal e aos Baalins e o Senhor queria estirpar a idolatria do meio de seu povo, Deus usa o exílio para correção de seu povo e ao tempo determinado, ou seja, após setenta anos. Deus os traria de volta e reconstruiria o templo de Israel. Foi nesse tempo que Deus levanta a Ciro para dar condições para que o templo fosse reerguido, o próprio Ciro decretou que tudo seria pago pelo seu reino, inclusive a mão de obra.
No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. Esdras 1:1-3.
No capítulo 6 do livro de Esdras há citação de um decreto assinado por Ciroe lido no tempo do rei Dario, confirmando a disposição do rei em favor do templo do Senhor.
Como Deus é soberano e maravilhoso, Ele queria dar a seu povo uma nova chance e levanta a Ciro para que suas promessas possam ser cumpridas, quantas vezes Deus mexeu com a estrutura de uma nação para alcançar seus desígnios.
Quando Deus quer é assim, Ele faz tudo que deseja porque é Deus acima de tudo e de todos. Glórias pois a Ele eternamente, amém.
Que o Senhor vos abençoe em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário