Eduardo da Fonte critica preço abusivo e cancelamento de voos regionais em audiência pública na Câmara dos Deputados


A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (25), uma audiência pública proposta pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) para discutir a grave situação dos voos regionais no Brasil. O parlamentar destacou os preços abusivos das passagens e a redução da oferta de rotas, que têm isolado cidades estratégicas.

Em Pernambuco, segundo Eduardo da Fonte, voos essenciais, como Recife–Petrolina, que chegaram a custar até R$ 5 mil por trecho, e Recife–Juazeiro do Norte, estão suspensos. Outras rotas operam de maneira precária.

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da ANAC, da Senacon/MJSP e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participaram da audiência. O Ministério defendeu a desregulação para atrair companhias “low cost”, e a ANAC apoiou a redução de impostos para voos regionais. A ABEAR alegou que 60% dos custos são dolarizados e que o mercado é concentrado em três empresas. A Senacon, por sua vez, afirmou que só há muitas ações judiciais porque as empresas não atendem bem aos consumidores e é inadmissível aceitar redução nos direitos como forma de reduzir o preço das passagens aéreas.

“Não podemos aceitar que a saída para reduzir o preço das passagens seja cortar direitos do consumidor. Já retiraram a gratuidade da bagagem despachada e da marcação de assentos sem que houvesse qualquer redução no valor das passagens”, criticou o deputado.

O deputado cobrou que as companhias aéreas, a ANAC e o Ministério de Portos e Aeroportos apresentem um plano para restabelecer os voos regionais e que garantam transparência na definição das tarifas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”