Uma pessoa morre e 5 ficam feridas após teto de igreja desabar em Salvador (BA)

Igreja São Francisco de Assis antes de acidente e com o interior destruído
Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram direcionadas ao local para prestar os primeiros socorros
Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (Bahia). Uma mulher morreu e pelo menos outras 5 pessoas ficaram feridas.
A vítima fatal era Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, turista do estado de São Paulo. De acordo com as autoridades, todos os feridos atendidos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte. Dois deles são turistas estrangeiros.
Pelas redes sociais, o presidente Lula lamentou a tragédia e colocou o governo federal à disposição para averiguar causas do acidente e na reconstrução do local.
Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão…
— Lula (@LulaOficial) February 5, 2025
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, disse em entrevista à rádio que não havia nenhum indício de desabamento da igreja. A última fiscalização feita pela Defesa Civil de Salvador no local foi em 2023.
“Nenhuma vistoria anterior que fizemos demostrou qualquer apontamento de risco. Ainda estamos aguardando a retirada do corpo da vítima fatal. Todas as outras medidas administrativas e de segurança já estão sendo tomadas pela Defesa Civil”, disse Macedo.
Segundo a reportagem, não havia nenhuma cerimônia religiosa acontecendo no local. Contudo, a “igreja do ouro", como era conhecida devido à quantidade de material nobre que tinha em sua decoração, atraia centenas de turistas diariamente devido sua arquitetura barroca.
O santuário foi construído entre os séculos 17 e 18 e tanto a igreja quanto o convento de São Francisco são classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. Ambos os locais foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.
Problemas estruturais
Embora a Defesa Civil não tenha registrado nenhum apontamento recente, a basílica enfrentou alguns problemas estruturais nos últimos anos. Em 2023, a Igreja de São Francisco de Assis passou por uma restauração, avaliada em R$ 4,1 milhões, provenientes do Fundo de Direitos Difusos do Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário