Primeiro sábado de restrições para conter Covid-19 tem comércio e praias vazios no Grande Recife
Mesmo assim, dois estabelecimentos foram fechados em Afogados, no Recife, e Abreu e Lima, na Região Metropolitana, pela fiscalização do Procon.
Por G1 PE e TV Globo
O primeiro sábado (6) de restrições mais rígidas para conter a pandemia do novo coronavírus foi marcado por pouca gente nas praias do Litoral pernambucano e no comércio do Grande Recife. Houve duas interdições de lojas em Afogados, na Zona Oeste, e Abreu e Lima, na Região Metropolitana, por funcionarem mesmo com a proibição de abertura de atividades não essenciais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/z/S7CseGRBmkc8c4XxVM0Q/praia.jpg)
Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ficou vazia durante sábado de restrições
Foto: Reprodução/TV Globo
Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a praia ficaria deserta, se não fosse a presença de alguns guardas municipais que fiscalizavam a área. O mesmo cenário foi visto no Pina e em Brasília Teimosa, onde poucas pessoas utilizaram a faixa de areia para se exercitar.
Em Olinda, havia jovens surfando e algumas pessoas tomando banho de mar, o que é proibido pelo decreto estadual. A medida também proíbe a realização de atividades físicas por mais de uma pessoa, mas, no local, também foi possível ver pessoas caminhando em grupos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/E/v/qUsh0oSUiD5FEnsGOJsw/itamaraca.jpg)
Praia da Conceição, em Itamaracá, teve descumprimento de medidas para conter a pandemia
Foto: Reprodução/TV Globo
Na Coroa do Avião, ilhota localizada em Igarassu, no Litoral Norte, havia movimentação de pescadores e de lanchas com turistas, mesmo com a proibição. Próximo ao local, em Itamaracá, havia pessoas tomando banho de mar na Praia da Conceição.
O aposentado Pedro Pintor mora em Olinda há 40 anos e tem o costume de, todos os dias, caminhar na orla da cidade. Aos 76 anos, ele sempre se cuida contra a doença e disse que aprova as restrições de circulação.
"Eu acho que quanto menos gente na praia é melhor. Eu aprovo, mas muita gente vai achar estranho, porque qualquer restrição é, às vezes, desaprovada por muitos. Eu acho que essas proibições devem permanecer até diminuir a situação da Covid-19. É para o nosso bem", declarou.
Comércio e fiscalização
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/W/J/ERSLshSmOjb2IB0HyEvA/comercio-recife.jpeg)
Rua Nova, no Centro do Recife, ficou vazia devido ao fechamento do comércio, neste sábado (6)
Foto: Adelson Costa/Pernambuco Press
O Centro do Recife ficou vazio durante todo o sábado, com a proibição de funcionamento do comércio não essencial. O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que a adesão da população às medidas restritivas foi satisfatória.
Mesmo assim, neste sábado, foram interditadas lojas que abriram sem permissão em Afogados e em Abreu e Lima.
"São estabelecimentos comerciais que insistiram em burlar o decreto. Mas foi uma quantidade ínfima, porque o grosso do comércio, dos estabelecimentos, e a própria população, aderiu em massa à convocação do governo. As praias ficaram completamente desertas, as pessoas não foram às praias e parques", afirmou o secretário.
Comentários
Postar um comentário