Milagre ou encenação? O "novo" Jair Bolsonaro que ninguém pediu

 JAIRO GOMES

Por essa quase ninguém esperava: Jair Messias Bolsonaro, o homem que já mandou jornalistas calarem a boca, sugeriu que cidadãos "engolissem os sapos" de suas polêmicas e colecionava frases carregadas de agressividade, parece ter passado por uma transformação divina – ou seria estratégica? Acuado pelos n indícios levantados pela Polícia Federal, Bolsonaro agora exibe uma versão “cordata” que está deixando até seus críticos mais ferrenhos de sobrancelhas erguidas.

É repórter sorrindo e achando graça das respostas “educadas” de Jair; é aquele tom suave, quase angelical, em entrevistas; é até meme na internet com o “novo ser” que, aparentemente, tomou o corpo do ex-presidente. Se fosse uma novela, talvez diríamos que é o espírito de um estadista arrependido que baixou em Bolsonaro. Mas vamos ser realistas: isso aí tá mais para manual de sobrevivência política do que para obra divina.

O que teria motivado essa súbita bondade? Seria o peso das investigações? A pressão de processos que ameaçam o seu futuro político (e quem sabe até sua liberdade)? Ou quem sabe o dedo do ministro Alexandre de Moraes – que, ao que tudo indica, além de rigoroso na lei, agora também estaria realizando milagres?

Parece até roteiro de comédia: o homem que virou símbolo da arrogância e da prepotência tentando convencer o público de que, na verdade, é um cordeirinho mal compreendido. "Quem nunca exagerou um pouquinho no tom de voz, né?" – talvez ele diga, enquanto distribui acenos e sorrisos para os jornalistas.

Mas agora eu pergunto a você, leitor: quem está caindo nessa? Tem mesmo quem acredite que Bolsonaro mudou da água para o vinho, assim, num passe de mágica? Se você acredita nisso, cuidado: há uma ponte em algum lugar do Brasil pronta para ser vendida por preço promocional.

Enquanto isso, seguimos acompanhando o show de metamorfose. O ex-capitão se reinventando como um político "gente boa" é a prova de que, na política brasileira, tudo é possível – até mesmo o impossível. Mas, no fundo, todos sabemos: lobo em pele de cordeiro continua sendo lobo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia