Dr. Lucas, o médico amado.

 

Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. Lucas 1:1-4.

Que livro maravilhoso é a bíblia, nesse relato feito pelo Dr. Lucas, ele enfatiza o cuidado que teve em ouvir testemunhas que conviveram com Jesus, que sabiam, com detalhes, de tudo quanto aconteceu em seus dias. Lucas faz um apanhado de informações, cataloga tudo, e depois coloca em ordem o relato dos acontecimentos para só então escrever e contar ao seu amigo Teófilo.

Na realidade o Dr. Lucas escreveu dois livros: O Evangelho de Lucas, em paralelo ao de Mateus e Marcos,  relatando os fatos acontecidos nos dias que Jesus esteve na terra, e o livro de Atos dos Apóstolos, onde ele relata os primeiros dias da atuação da igreja na terra. São relatos claros de alguém que teve o cuidado, mas também o prazer de contar acerca de tudo quanto Jesus fez e ensinou, sua vida, suas memórias, sua linhagem . seus milagres, seus ensinos, mas também sua paixão e morte. Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Atos 1:1-2

O Dr. Lucas era médico, (Colossenses 4.14) discípulo, obreiro e historiador, ele aproveitou muito bem o conhecimento das letras, pois tinha formação acadêmica, e o usou em prol do Reino de Deus, exerceu seu ofício, pois era conhecido como médico, mas ajudou muito a Paulo na propagação do evangelho (2º Timóteo 4.11) e no apoio ao missionário e apóstolo dos gentios. (Filemon 1.24) Ele exerceu um grade ministério e foi um grande cooperador.

É importante ressaltar que Lucas foi o único que atribuiu tristeza ao sono, quando os discípulos estavam dormindo no jardim do Getsêmani, enquanto Jesus orava em dor e agonia, somente um médico, com claros conhecimentos da psiquê  humana , poderia atribuir um fato dessa natureza (tristeza) a outro (sono), ele entendeu que aquele sono não era ocasionado pelo cansaço do dia a dia, mas era motivado pelo desânimo e pela falta de coragem em reagir, quando as coisas se tornam insuportáveis, e os discípulos estavam enfrentando essa situação.

E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. Lucas 22:45

O legado deixado por Lucas nos faz refletir, como um homem em uma época onde tudo era difícil, pôde empreender tamanho trabalho? Só temos uma resposta: Inteira dedicação ao posto maior que Deus lhe concedeu : o Posto de servo fiel á disposição do Reino de Deus.

E sendo assim, o médico Dr. Lucas alcançou uma sublime posição tornando-se em  Lucas, o Evangelista, e assim cumpriu sua função e seu ministério, destacando-se entre os demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”