Santa Cruz do Capibaribe recebe Carreta da Mulher com atendimentos e ações de prevenção

Juliana Gouveia, David Epifânio e Simone Aragão

Desde a última segunda-feira (18), o Parque Wellington Monteiro, em Santa Cruz do Capibaribe, recebe a Carreta da Mulher, dentro da ação Cuida PE Mulher. O programa do Governo de Pernambuco, leva prevenção e cuidado integral à saúde da mulher em todas as regiões do estado. A unidade permanece na cidade até o próximo sábado (23).

A secretária da Mulher do Estado, Juliana Gouveia, destacou a sensibilidade da gestão da governadora Raquel Lyra:

“Estamos fortalecendo o cuidado com a saúde, mas também o enfrentamento à violência doméstica e familiar. É um olhar único e sensível da nossa governadora, que sabe as demandas das mulheres. As carretas chegam para aproximar os serviços, diminuir distâncias e garantir dignidade às pernambucanas.”

O gerente-geral da Carreta, David Epifânio, explicou como funciona o atendimento:

“Ofertamos consultas com ginecologista, teleconsulta com mastologista, mamografia, ultrassonografia, punções e coleta para biópsia. O atendimento inicial já é integrado à rede estadual de saúde, garantindo acompanhamento completo da paciente. Só aqui em Santa Cruz temos ultrapassado diariamente a meta de atendimentos, mostrando a grande procura e a confiança das mulheres nesse serviço.”

Entre os números diários, a carreta realiza 60 mamografias, 32 consultas ginecológicas, 30 ultrassonografias mamárias e 6 consultas com mastologista, além de outros exames complementares.

A secretária municipal de Saúde, Simone Aragão, ressaltou a importância da parceria entre estado e município para garantir o acesso das mulheres da cidade e da zona rural:

“Esse trabalho só é possível porque existe união de esforços. Santa Cruz está de portas abertas para iniciativas como esta, que salvam vidas através da prevenção e do diagnóstico precoce. Nosso papel, enquanto gestão municipal, é dar todo o suporte para que a população seja bem acolhida e atendida.”

Além dos exames, as mulheres também receberam orientações sobre seus direitos e informações sobre o aplicativo Protege Mulher, lançado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso à rede de proteção.

A ação em Santa Cruz integra o calendário estadual do Cuida PE Mulher, que já percorre dezenas de municípios.

Reportagem: Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia