No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, especialista destaca medidas para garantir segurança na construção civil


De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes ocupacionais no mundo

53 anos após a oficialização do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho e instituído pelas Portarias nº 3.236 e 3.237, de 1972, o Brasil ainda conta com altos índices de afastamentos e óbitos relacionados ao ambiente ocupacional. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2024, o país registrou um total de 724.228 acidentes laborais. A análise aponta ainda que o setor da construção civil conta com a maior concentração de ocorrências, ao lado dos segmentos de saúde e transporte.

O técnico em segurança do trabalho do empreendimento Nassau Garden, Yago Yann, chama a atenção para algumas medidas que podem garantir a saúde e a proteção dos colaboradores na área de construção. “Alguns dos protocolos a serem seguidos são: treinamentos, acompanhamento das atividades em obra de maneira diária, procedimentos bem definidos e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, ressalta. Trava quedas, cinturão de segurança, capacetes, óculos, luvas de proteção, bota e protetor auricular estão entre os principais dispositivos a serem utilizados.

Segundo o especialista, no condomínio, que é vertical e exige trabalho em altura, os colaboradores são preparados conforme a norma regulamentadora NR-35, que estabelece cuidados mínimos de segurança e saúde para qualquer atividade executada acima de 2 metros do nível inferior. “O Nassau Garden é o primeiro vertical da Viana e Moura e nele adotamos processos e ações com base em normas, reuniões e rotinas que visam monitorar tudo o que está sendo cumprido e o que pode ser melhorado”, afirma.  

Para combater os altos índices de acidentes, o acompanhamento de um profissional de segurança do trabalho no segmento é obrigatório e faz toda a diferença. Além disso, a função também é fundamental para combinar a boa convivência, adaptação dos colaboradores à cultura de segurança, adesão efetiva aos treinamentos e o uso adequado dos equipamentos de proteção em cada atividade executada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre