Festival Arte em Serra do Vento 2025 confirma mais de 100 artesãos e tem inscrições encerradas no primeiro dia
Vagas foram preenchidas durante o encontro deste sábado (26), no Centro Tareco e Mariola; festival acontece de 15 a 17 de agosto com feira de artesanato, gastronomia, atrações culturais e shows musicais
As inscrições para a feira de artesanato do Festival Arte em Serra do Vento 2025 foram abertas e encerradas neste sábado (26), durante o encontro realizado no Centro de Artesanato Tareco e Mariola, em Belo Jardim. Com grande procura, todas as vagas destinadas aos artesãos de Belo Jardim foram preenchidas ainda pela manhã, sem necessidade de abertura de inscrições online.
“Estamos aqui mais um ano para dar o pontapé inicial no nosso Arte em Serra do Vento. É gratificante ver essa procura tão grande. Isso mostra a credibilidade do evento, que se tornou vitrine para o artesanato e a economia criativa da nossa região”, afirmou Samara D’arc, presidente da Fundação Bitury.
A coordenadora do festival, Rochelly Pinho, destacou a adesão imediata dos artesãos. “É lindo ver essa sala cheia. O evento tá andando sozinho. A gente divulga, e vocês mesmos já sabem como funciona. Muitos que antes tinham dúvidas hoje estão indo pra feiras dentro e fora da cidade”, disse.
O curador Mano Casado explicou como funciona o processo. “A gente acolhe todo mundo que trabalha com arte. O que não aceitamos são produtos industrializados. Livro, disco, pintura, bordado, cerâmica... tudo que for feito com identidade tem espaço aqui”.
Este ano, o festival reunirá mais de 100 artesãos, sendo 80 de Belo Jardim e os demais representando seis cidades: São Bento do Una, Tacaimbó, Sanharó, São João e Pesqueira (todas do Agreste), além de Rio Formoso, na Mata Sul. Os artesãos anfitriões, de Serra do Vento, farão suas inscrições diretamente no distrito e vão expor novamente no Casarão Mestre das Serras, que funcionará nos mesmos horários da feira gastronômica.
A estrutura da feira será mantida como na 4ª edição, com os estandes dispostos frente a frente no modelo "espinha de peixe", facilitando a circulação do público e destacando a visibilidade dos produtos. O palco dos shows ficará próximo à igreja e à creche, fazendo com que os visitantes passem pela feira antes das apresentações. O evento também contará com internet gratuita fornecida pela Turbonet Brejense, para apoiar vendas on-line e permitir que o público compartilhe os momentos do festival nas redes sociais. Os horários de funcionamento da feira ainda serão definidos e divulgados pela organização.
Representantes da Prefeitura de Belo Jardim, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte) e de Agricultura, também participaram do encontro com os artesãos, repassando informações sobre a estrutura do evento, funcionamento dos estandes e apoio logístico para os dias de programação.
O Festival Arte em Serra do Vento é realizado pela Fundação Bitury, em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim. Conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), da Turbonet Brejense, Rádio Bitury, Jodibe Distribuidora e Thiago Bebidas e Conveniência.
Comentários
Postar um comentário