Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos e Bolsonaro, 37%

Por Samuel Lima
ESTADÃO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança, mas oscilou negativamente um ponto e aparece com 51% dos votos válidos na pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada neste sábado, 1º. O segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), cresceu três pontos porcentuais e agora tem 37% das intenções de voto.

A diferença na véspera do primeiro turno é de 14 pontos porcentuais, contra 18 pontos do levantamento anterior, divulgado na segunda-feira, 26 de setembro.

Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente em um ponto e agora empata com Simone Tebet (MDB), que manteve os 5% dos votos válidos. Em quinto, aparecem Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa Ipec.

Lula mantém a liderança na última pesquisa Ipec. Foto: Pilar Olivares/Reuters

Assim como na pesquisa Datafolha, o Ipec agora destaca os votos válidos ao invés dos votos totais na reta final até o dia 2 de outubro. Neste método, são excluídos os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, seguindo o procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição. Para ser eleito presidente em primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O Ipec aponta ainda que 46% dos eleitores não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum — cinco pontos porcentuais abaixo do levantamento anterior — enquanto Lula é rejeitado por 38%, subindo três pontos porcentuais. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com maior rejeição, de 14%.

Votos totais e segundo turno

Considerando todas as respostas dos eleitores consultados, Lula tem 47% dos votos no primeiro turno e Bolsonaro, 34%. O levantamento indica que o porcentual de indecisos é de 3%. Brancos e nulos somam 4%. Em um cenário de segundo turno entre os dois, o petista cresce para 52% e Bolsonaro chega a 37%, mostra o instituto.

Dados da pesquisa

A pesquisa, contratada pela Globo, foi realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 183 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00999/2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres