Pernambuco realiza 3ª Conferência Estadual de Juventude
Expectativa é reunir cerca de 600 pessoas, no Centro de Convenções, em Olinda
Cerca de 600 pessoas são esperadas na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Auditório Tabocas, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A abertura ocorre às 8h, com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, e do secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ/PE), João Suassuna.
A conferência estadual é a preparatória para a Conferência Nacional, que acontece no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF). “Este será um evento plural, de grande relevância. Estarão reunidos representantes de todas as microrregiões de Pernambuco e de todos os segmentos de juventudes: negros, LGBT, portadores de deficiências, índios, quilombolas, ciganos, povos tradicionais e de terreiros; dos centros urbanos e rurais; jovens ligados às áreas de cultura, esportes, movimentos políticos e tantos outros”, afirma João Suassuna.
Os 500 delegados foram escolhidos durante as etapas preparatórias para o evento estadual, nas pré-conferências regionais, municipais, territoriais e de povos e comunidades tradicionais, realizadas no período de 15 de julho a 28 de setembro. Foram mais de 90 conferências e em mais de 80% delas estiveram presentes o secretário João Suassuna, técnicos da SEPCJ e dirigentes do Conselho Estadual de Juventude.
Os outros 100 participantes são representantes das secretarias estaduais e de prefeituras; Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Assembleia Legislativa (Alepe), Unicef, universidades, organizações não governamentais (ONGs), conselhos e entidades ligadas aos segmentos de juventude. Durante a conferência os participantes se dividirão para a discussão em 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura, Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.
Todos os eixos temáticos serão trabalhados em salas específicas, com relatores e facilitadores das diversas secretarias estaduais, conselheiros de juventude e técnicos convidados. O trabalho dos participantes será de construção de propostas. De cada grupo serão eleitas cinco propostas e, do total, 22 prioritárias serão levadas para apresentação na Conferência Nacional.
PROGRAMAÇÃO – A abertura da conferência acontecerá às 8h. Na mesa dos trabalhos estarão, além do secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, e o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do CEPPJ/PE, João Suassuna; a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; o secretário geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça; e a vice-presidente do CEPPJ/PE, Adriana Nascimento. Em seguida haverá a leitura do regimento interno. Somente à tarde serão iniciadas a discussão e construção das propostas.
A terça-feira (6) será dedicada à plenária final, com a votação das propostas prioritárias construídas e a eleição dos 54 delegados (número estabelecido pelo contingente populacional, definido pela nacional), de forma que todas as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco estejam representadas.

Comentários
Postar um comentário