Postagens

Mostrando postagens de Novembro 10, 2019

Entenda a crise que levou à renúncia de Evo Morales na Bolívia

Imagem
Protestos começaram um dia após a eleição em que o então presidente buscava um quarto mandato
Redação, O Estado de S.Paulo
A crise política que culminou com a renúncia do presidente Evo Morales, e do vice-presidente Álvaro García Linera, na Bolívia, neste domingo, 10, começou um dia depois das eleições de 20 de novembro. Em um resultado questionado que levou a protestos de rua cada vez mais radicais, o presidente e seu grupo mais próximo de poder, como o vice, não aguentaram a pressão popular. 
Entenda, abaixo, um passo a passo sobre a crise boliviana. 
Apuração de votos interrompida 
Apesar de ter apresentado conquistas sociais e econômicas durante a campanha, Evo também foi afetado por escândalos de corrupção e acusações de uma guinada autoritária. No dia da eleição, uma primeira contagem rápida apontou que Evo obteve 43,9% dos votos, enquanto o opositor Carlos Mesa conquistou 39,4%, que afirmava que poderia haver fraude. 
A princípio, o sistema de contagem rápida de votos do Tribunal Sup…

Jô Soares escreve carta ao presidente Jair Bolsonaro

Imagem
Redação Pragmatismo
"Vossa excelência é mesmo o leão, o rei dos animais". Carta de Jô Soares a Jair Bolsonaro foi publicada na madrugada deste domingo
Jô Soares e Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)
O escritor e humorista Jô Soares escreveu uma carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O texto foi publicado na edição deste domingo (10) do jornal Folha de S.Paulo. Leia abaixo:
Très cher président: “Quo usque tandem abutere patientia nostra?!”
Frase que, em latim, vossa excelência, melhor latiador do que eu, conhece perfeitamente, foi dirigida em quatro cartas do senador e escritor romano Cícero ao Senado e ao povo em relação a Catilina, militar e senador que pretendia derrubar a República. Veja que ousadia! Isso antes do AI-5!
Mas o que me leva a esta monótona missiva é associar-me a vossa excelência no episódio do leão contra as hienas.
Realmente é um excesso de diversos predadores a atacar um leão solitário, tentando proteger-se e aos seus filhotes: são chacais…