Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2019

O PTC terá candidato a prefeito em Olinda no próximo ano

Imagem
Olinda terá novidades nestas próximas eleições e uma delas é a aposta do nome do professor, radialista e ex-secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral, para concorrer a prefeitura de Olinda em 2020. 
Giba, como é mais conhecido, tem uma carreira reconhecida no meio jornalistico e cultural do estado. Tendo iniciado sua carreira política aos 16 anos pelo saudoso político e ex-senador, Ministro da Reforma Agrária e ex-prefeito de Olinda, Marcos Freire. 
Na última eleição municipal ele foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Teresa Leitão (deputada estadual do PT). 
Giba conseguiu implantar na sua gestão como secretário um novo modelo de cuidado e preservação do patrimônio histórico da cidade, como também conseguiu patrocínios que garantiram o carnaval sem gerar custos para o executivo municipal no período da sua gestão. 
Foi responsável pela entrega do Teatro Bonsucesso e a reativação do tradicional Clube Atlântico. Já não integra o governo desde abril d…

[Opinião] O terraplanismo bolsonarista

Imagem
Blog da Folha
Jorge Waquim é filósofo pela Universidade Paris Nanterre e tradutor. Foto: Divulgação
Por Jorge Waquim
Há uma confusão, digamos, cognitiva desse atual grupo que ora ocupa as instâncias mais altas do poder. Ela tem a ver com a negação do cientificismo, que é uma forma de ver o mundo onde predominam o método e o rigor científicos, que deveriam ser imprescindíveis para o sucesso das ações de um governo. Em seu lugar, vão empregando achismos populistas que podem ter funestas consequências.
Essa negação é tão presente que todas as semanas podemos encontrá-la no que prometem fazer os ocupantes de cargos políticos do governo federal. 
Quem disse para eles que filosofia ou sociologia, complementares e fundamentais no conhecimento global desenvolvido pela universidade, são menos importantes do que outras áreas do conhecimento? Quem disse ao presidente que radares e pontos na carteira não são fundamentais para se diminuir a letalidade provocada pelo trânsito de automóveis nas cidades e …

Cultura de violência contra jornalistas e comunicadores é tema de audiência na Câmara Federal

Imagem
A Câmara dos Deputados realiza, na próxima terça-feira (04), audiência pública para debater a violência contra jornalistas e comunicadores como ameaça aos direitos humanos e à democracia. O evento será realizado em conjunto pelas comissões de Direitos Humanos e Minoria, onde a autoria foi do deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), e pela de Cultura, onde a proponente foi a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
O dado mais recente revela que a violência contra jornalistas aumentou 36% em relação a 2017, segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). De acordo com o levantamento, foram registrados 135 casos de agressões, atingindo 227 jornalistas.
Gadelha destaca que a sombra do passado ainda se faz presente com a postura do presidente em relação à imprensa. “O triste passado de autoritarismo parece voltar aos dias de hoje, inclusive, pelas práticas de agressões verbais e restrições injustificáveis ao exercício de suas profissões pelo presidente e sua equipe”, declara.
Já Mar…

Paulo Câmara empossa Severino Otávio na Arpe

Imagem
Durante a solenidade, o governador destacou o importante papel social da Agência Reguladora de Pernambuco
O governador Paulo Câmara empossou, na manhã desta segunda-feira (03.06), o conselheiro aposentado Severino Otávio como novo Diretor Presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). O cargo tem duração de quatro anos. Criada em 2000, a agência tem as funções de regular, fiscalizar e zelar pela qualidade dos serviços e concessões públicas delegadas pelo Estado, ou por ele diretamente prestados.
“Tenho a satisfação de empossar Severino diante de tudo que ele representa na administração pública de Pernambuco. Ele sempre foi uma pessoa que procurou melhorar o serviço público, ajudar nas boas práticas, ajudar quem mais precisa. E é isso que queremos na Arpe. Queremos que ela esteja cada vez mais próxima da população, regulando o que precisa ser regulado e cobrando a qualidade dos serviços”, destacou Paulo Câmara.
Em seu discurso o governador fez questão de ressaltar a importância do…

Secretário de Desenvolvimento Agrário visita sistema de irrigação comunitário em Petrolina

Imagem
Em agenda no Sertão do São Francisco, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, visitou, acompanhado do deputado Lucas Ramos, o distrito de irrigação de Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande, em Petrolina.
A principal demanda apresentada pelos agricultores das comunidades foi o redimensionamento do sistema de irrigação, hoje insuficiente para levar água a todas as terras. "Cada colono tem direito a apenas dois hectares irrigados e o restante da terra fica sem água. Se a gente tivesse água para irrigar mais terras podia colocar nossos filhos para trabalhar e expandir a produção", explica Carlos Augusto dos Santos, presidente da associação dos trabalhadores rurais da localidade.
Depois de conferir o funcionamento do sistema, o secretário Dilson Peixoto se comprometeu a enviar uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para avaliar as intervenções necessárias e o custo das ações para permitir a captação de mais água pela comunidade. &qu…

‘Ou fazemos reformas ou vamos para o colapso’, diz Rodrigo Maia

Imagem
Em entrevista ao ‘Estado’, presidente da Câmara afirma que deputados querem ajudar e cobra diálogo com o presidente
Entrevista com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados
Andreza Matais e Vera Rosa, O Estado de S. Paulo
Rodrigo Maia acusou o ministro da Educação de gerar crise ao defender cortes  Foto: Dida Sampaio/Estadão
Brasília -O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao Estado que, em cinco meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro sofre com a redução de expectativas positivas e defendeu a aprovação de uma agenda de reformas para o País. “Chegamos num ponto onde ou nós construímos essa agenda em conjunto ou vamos para o colapso. Vai entrar no colapso de ruptura das relações sociais. É nisso que vai chegar”, afirmou. Para o deputado, partidos hoje tratados “de forma pejorativa” por integrarem o chamado Centrão podem entrar para a história como os que “salvaram” o Brasil se ajudarem a aprovar medidas para impulsionar o crescimento.
Alvo de ataques em ma…