Palavras que edificam


Babilonia, Média, Grecia, Roma.

Imagem: http://deusfaloucomigo.com.br/os_quatro_animais_da_profecia_de.htm

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.I Corintios 1:22-24.

Desde que o povo judeu foi levado cativo pelo Império Babilônico até ao tempo de Jesus, que eles ficaram sob o domínio de outras nações. Conforme as profecias de Daniel, o domínio seria:Daniel 7. 1 - 14

Babilônia        598 a.C. - Leão
Medos-Persa 538 a.C. - Urso
Gregos           333 a.C. - Leopardo
Romanos          63 a.C. - Um animal terrível com dez chifres.

Como podemos perceber, grande foi a influencia grega sobre o povo judeu, a ponto de ser construído em terras judaicas um templo a Zeus.
As filosofias gregas eram muito conhecidas e o povo grego era conhecido por sua sabedoria, nesse tempo os filósofos gregos questionavam a questão do "Mito".
Para todas as coisas teriam que haver uma explicação científica e questionava-se toda e qualquer afirmativa que se não podia provar.
Com um cultura tão forte (Grega) que os dominou por aproximadamente 270 anos, era  de se esperar que houvesse um conflito de pensamentos, é sobre esse assunto a  que Paulo se refere: Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria.Embora estivessem sob o domínio romano, o povo judeu teve a liberdade de cultuar e de novamente celebrar as festas do Senhor, coisa que não lhes era permitido sob o domínio Grego. 
Tanto gregos como judeus contemplaram as obras realizadas por Jesus, seus atos , suas palavras seus milagres e não podiam questionar, devido ao fato de haver milhares de testemunhas, inclusive muitos dos que foram curados de toda sorte de enfermidades ainda estavam entre eles.
Mas os gregos buscavam entendimento das coisas, os judeus buscavam um sinal, como abrir o mar vermelho como o fez Moisés ou ainda outro sinal da parte de Deus. Mas Paulo explica : Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
A esses que Paulo chama de "Chamados"é exatamente a igreja: 
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio. Efésios 2:14.
Em Cristo Jesus não há discriminação de povos, pois todos são convidados a fazer parte de um novo povo : A Igreja.
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.Colossenses 3:11.
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.  E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13-14.
 Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia