Palavras que edificam

Por Dario Gomes

Sua meditação diária na Palavra de Deus

O Evangelho conforme Lucas.


Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. Lucas 1:1-4.

Esse texto bíblico é muito interessante pois Lucas, o médico amado, (Colossenses 4:14) era também escritor e tornou-se historiador, ele diz, conforme sua narrativa, que estava enviando o relato de tudo que havia acontecido a um amigo por nome Teófilo. Segundo Lucas, o mesmo procurou saber minuciosamente dos fatos acontecidos através daqueles que presenciaram os mesmos, sejam os apóstolos ou outros que foram ministros do Senhor.

Ele diz que achou conveniente relatar os fatos, posteriormente o mesmo Lucas escreve outra carta ao amigo Teófilo descrevendo os atos dos apóstolos, a formação da igreja , seus concílios, sua decisões, perseguições e lutas. Lucas era bastante cuidadoso em seu escritos e os mesmos foram aceitos pela igreja como autênticos, e foram incluídos no Cânon das Sagradas Escrituras.

O evangelho de Lucas e mais o livro de Atos dos Apóstolos formam uma obra de dois volumes sobre a origem do cristianismo e sua disseminação de Jerusalém a Roma. Um característico do livro de Lucas é que registra mais parábolas do que os outros evangelhos, e em seus relatos ele também registra: A beatitude de Isabel, O Magnificat de Maria, O Benectitus de Zacarias, o Glória excelsius dos anjos. (Orlando Boyer, Pequena Enciclopédia Bíblica, p389, Editora Vida)

Vale a pena conhecer esses dois relatos, ler o evangelho conforme Lucas e o livro de Atos dos apóstolos é conhecer a história primitiva da igreja. Portanto boa leitura.

Evang. Dário Gomes de Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia