Paulo Câmara permanece liderando a corrida eleitoral em Pernambuco, diz pesquisa Ibope

Governador pernambucano aparece com 33% em sondagem, 
seguido por Armando Monteiro (PTB), com 24%

Kleber Nunes, O Estado de S.Paulo

RECIFE – O governador de Pernambuco e candidato à reeleição nas eleições 2018, Paulo Câmara (PSB), continua liderando a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, de acordo com pesquisa Ibope/Jornal do Commercio/TV Globo divulgada na noite desta quarta-feira, 5. De acordo com a sondagem, o pessebista reúne 33% das intenções de voto dos eleitores pernambucanos, seguido pelo senador Armando Monteiro (PTB), com 24. 

Câmara cresceu 6 pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em 20 de agosto, e Monteiro oscilou positivamente dentro da margem de erro, que é de 3 pontos porcentuais.

Monteiro ignorou o salto que Câmara deu e celebrou a permanência do adversário no topo da lista dos candidatos rejeitados. "Levando em consideração a margem de erro, o cenário eleitoral aponta para um segundo turno, com empate entre o socialista e a soma dos candidatos de oposição, pelo Ibope", declarou o petebista em nota.

Paulo Câmara (PSB), continua liderando a disputa eleitoral em Pernambuco 
Foto: Divulgação

Julio Lóssio (Rede) continua em terceiro lugar, com 3%. Maurício Rands (Pros) segue estagnado, com 2%. Ana Patrícia Alves (PCO), que tinha 3% na primeira sondagem, caiu para 1%. Simone Fontana (PSTU), que tinha 2% da preferência do eleitorado pernambucano apareceu com 1%, assim como Danielle Portela (PSOL).

Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que votariam branco ou nulo caiu de 32% para 24%, mas a taxa de indecisos ou que não responderam subiu de 8% para 11%.

O cenário se repete na pesquisa espontânea, com Câmara em primeiro (15%), Monteiro em segundo (10%) e Lóssio na terceira colocação (1%). Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos atingem 26%, e os que não sabem ou não responderam chegam a 45%.
Rejeição

O governador Paulo Câmara permanece o candidato com maior índice de rejeição entre os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas. De acordo com o Ibope, o pessebista tem 33% de rejeição, em agosto, tinha 43%. Monteiro também registrou queda na rejeição, de 27% para 24%.

Os demais concorrentes tiveram a taxa de rejeição ampliada em relação a primeira pesquisa. O índice de eleitores que não votariam em Danielle Portela aumentou de 18% para 24%. A rejeição de Ana Patrícia Alves subiu de 17% para 25%.

Julio Lóssio, que era rejeitado por 18% dos eleitores, passou a concentrar rejeição de 23%. A rejeição de Maurício Rands foi de 17% para 20%. Simone Fontana, anteriormente rejeitada por 17%, passou para 22% de rejeição.

Senado

Adversários históricos, mas hoje aliados, os dois candidatos ao Senado nas eleições 2018 pela chapa do governador Paulo Câmara lideram a pesquisa de intenção de votos. Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) têm 33% e 30% respectivamente. No levantamento anterior, o emedebista tinha 26%, e o petista, 25%.

O deputado federal e ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), oscilou dentro da margem de erro, de 25% para 23%. O deputado Silvio Costa (Avante) foi de 10% para 12%. 

O deputado federal e ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) passou de 10% na pesquisa de agosto para 8%. Pastor Jairinho (Rede) caiu de 6% para 5%, e sua aliada Adriana Rocha (Rede) também oscilou para baixo dentro da margem de erro, caindo de 4% para 2%.

Eugênia Lima (PSOL) e Hélio Cabral tinham 2% agora marcam 1% das intenções de votos. Albanise Pires (PSOL), Alex Rola (PCO), Hélio Cabral (PSTU) e Lídia Brunes (PROS) permanecem com 1%.

A taxa de votos brancos e nulos para a primeira vaga ao Senado caiu de 26% no primeiro levantamento para 22% neste. Para a segunda vaga, o índice de eleitores que votarão branco ou anularão o voto, variou de 34% para 35% - 24% não sabem ou não responderam.

Esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope/Jornal do Commercio/TV Globo, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o protocolo 240/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 01246/2018. Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios pernambucanos, entre os dias 2 e 4 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara