MARCELO BARROS: “MARÍLIA ARRAES TEM CONDIÇÕES DE AGLUTINAR AS FORÇAS POPULARES”


O monge que visitou o ex-presidente Lula esta semana defendeu a candidatura da petista para o governo de Pernambuco; "Marília Arraes é uma liderança jovem. Com força eleitoral comprovada e uma bem vivida experiência de trabalhos nas políticas de juventude e na liderança da oposição na Câmara dos Vereadores, tem condições de aglutinar as forças populares, unir partidos de oposição e levantar o ânimo de companheiros e companheiras", diz ele

Por Marcelo Barros, no Brasil de Fato - Quando a noite é escura demais e a madrugada parece não querer surgir no horizonte, resta-nos forçar as trevas a recuarem, convencidas de que sabemos o segredo para fazer a aurora brilhar. Na atual conjuntura política de Pernambuco, a maioria mais consequente dos movimentos sociais e as pessoas comprometidas com a luta pacífica para a transformação do mundo estão conscientes de que não basta oferecer mais do mesmo. É preciso propor caminhos políticos que ousem ir além das ambições pessoais, dos rituais dos caciquismos da direita e também das hesitações de companheiros/as que, validamente, buscam fazer alianças, mas com isso repetem erros estratégicos e ideológicos que já deveríamos ter revisto e exorcizado.

A Política nova e inovadora nasce e vai sendo construída pelas organizações de base. É o processo de educação dialética das pessoas, a partir de suas realidades duras e conflitivas. Essa capacidade de resiliência do povo organizado nos estimula ao exercício da cidadania crítica e à luta pelos direitos de todos, em uma sociedade de iguais. Ela se realiza nas bases, mas precisa se expressar pela participação ativa dos setores populares na agenda política do Estado.

Na realidade atual, para que esse processo se concretize, é preciso elegermos um legislativo mais comprometido com a agenda dos setores populares e da classe trabalhadora. No entanto, precisamos também garantir alguém nosso para o governo do Estado. Graças a Deus, já temos esse alguém: Marília Arraes é uma liderança jovem. Com força eleitoral comprovada e uma bem vivida experiência de trabalhos nas políticas de juventude e na liderança da oposição na Câmara dos Vereadores, Marília Arraes tem condições de aglutinar as forças populares, unir partidos de oposição e levantar o ânimo de companheiros e companheiras, abalados por tantos desmandos e arbitrariedades que sucessivos golpes nos têm desencadeado.

Um documento cristão do primeiro século nos aconselha a prestar atenção à palavra dos profetas (e profetizas) que, como lâmpada que brilha no escuro, pode nos guiar até que surja a estrela da manhã e depois o sol brilhe em nossos corações (Cf. 2 Pd 1, 19). Com todo respeito pela palavra inspirada, ouso aplicá-la à realidade política que vivemos. Penso que, no escuro desse túnel em que estamos politicamente mergulhados, o nome de Marília Arraes para governadora de Pernambuco, surge como a estrela d'alva que brilha no céu ainda escuro e anuncia a aurora que, em breve, vai dar à luz a um novo dia.

*Marcelo Barros é monge beneditino, assessor de movimentos populares e reside em Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia