PSDB oficializa pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República

Governador de São Paulo pretende deixar o cargo no dia 6 de abril para disputar as eleições de outubro. Confirmação do nome dele já era esperada. Registro oficial dos candidatos será em agosto.

Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante pré-candidatura 
à Presidência da República (Foto: Fernanda Calgaro/ G1)

O PSDB oficializou nesta terça-feira (20) a pré-candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República.

A confirmação do nome dele já era esperada, e o anúncio foi feito após reunião da Executiva Nacional na sede do partido, em Brasília.

"Fizemos a reunião da Executiva Nacional do partido para um conjunto de deliberações e, entre elas, esgotado o prazo para as prévias do partido e sendo o único inscrito, então a Executiva deliberou que seremos o candidato com grande responsabilidade e enorme amor à causa pública. Não estamos lançando candidatura, mas, definido o candidato, vamos trabalhar com grande empenho", afirmou Alckmin.

Ele confirmou que planeja deixar o comando do governo paulista no dia 6 de abril, prazo máximo para a desincompatibilização a fim de disputar a eleição, que será em outubro. O registro oficial dos candidatos será em agosto.

"A partir do dia 7, pretendo percorrer o Brasil do Oiapoque ao Chuí ou, mais modernamente, do Monte Roraima até o Chuí", disse, acrescentando que a campanha será de "resistência" e "curta", com 45 dias de duração.

O tucano não quis adiantar com quais legendas poderá formar aliança nem quem será o seu vice. "Nós temos vários partidos, uma conversa bastante adiantada, mas isso não será neste momento, será mais à frente, mais próximo das convenções", declarou.

Em relação ao cenário eleitoral fragmentado, com diversas pré-candidaturas no mesmo espectro político, Alckmin ponderou que deverá "afunilar" até as convenções partidárias em julho.

"O fato de termos muitas candidaturas é resultado de termos um quadro multipartidário. As convenções só serão em julho. Acho que o tempo vai afunilando", disse.

Promessas

Alckmin listou uma série de medidas que, se eleito, pretende levar adiante no seu primeiro ano de governo, como as reformas da Previdência, tributária, política e de estado.

"Reforma tem que ser feita no primeiro ano de mandato. Quem for eleito presidente da República terá mais de 60 milhões de votos. A legitimidade é muito grande", disse.

Uma das propostas dele é mudar a remuneração dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que, nos últimos anos, apresentou baixo rendimento em relação a outras aplicações.

Segundo Alckmin, a ideia dele é que o dinheiro do FGTS passe a ser corrigido pela inflação mais uma taxa, que poderia ser a Taxa de Longo Prazo (TLP), mais rentável.

“Que seja sempre o rendimento acima da inflação, inflação mais o ganho. [...] O trabalhador tem sido espoliado ao longo do tempo”, afirmou.

Ele também citou como prioridade a questão da segurança pública e maior controle nas fronteiras.

Prévias

Presidente nacional da legenda, Alckmin foi o único inscrito nas prévias internas após vencer disputas dentro da legenda.

O nome dele enfrentava resistência de alguns setores do partido. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, por exemplo, insistia nas prévias com mais candidatos.

Outra dificuldade que precisou ser superada foi a disputa eleitoral paulista. Alckmin queria que o vice-governador de São Paulo, Márcio França, do PSB, fosse candidato a sua sucessão no estado.

No entanto, o posto também é almejado pelo prefeito de São Paulo, João Doria, que venceu as prévias do PSDB no domingo e será o candidato oficial do partido ao governo do estado.

Questionado se poderia subir no palanque de ambos, Alckmin disse não ver problemas: "Ué, qual o problema? Apoio é ótimo", afirmou.

O PSDB fez parte da base aliada do governo e já ocupou quatro ministérios, mas hoje detém apenas o de Relações Exteriores, comandado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), considerado da cota pessoal de Temer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia