LULA SOBRE TRANSPOSIÇÃO: QUEM ESTAVA NO PODER ESTUDAVA, MAS NADA FAZIA


"Muita gente disse que era impossível fazer a transposição do rio São Francisco. Quem estava no poder estudava, estudava, mas nada fazia. Até que Lula foi lá e fez. Em 2007 as obras começaram. A água começou a chegar a Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão 12 milhões de pessoas beneficiadas em 390 municípios", informa publicação feita nesta quinta-feira 9 no Facebook do ex-presidente, em meio a uma disputa pela paternidade da obra, agora que ela se mostra bem-sucedida; "São as águas de março do Velho Chico fechando o verão do semiárido nordestino", diz Lula

247 - Em meio a uma disputa pela paternidade da obra da Transposição do Rio São Francisco, iniciada no governo Lula e que finalmente começa a levar água para o sertão nordestino, a equipe do ex-presidente publicou em seu Facebook que a obra foi 'estudada' por quem estava no poder antes do petista, mas nunca saiu do papel. E que Lula é o responsável por ela.

"Muita gente disse que era impossível fazer a transposição do rio São Francisco. Quem estava no poder estudava, estudava, mas nada fazia. Até que Lula foi lá e fez. Em 2007 as obras começaram. A água começou a chegar a Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão 12 milhões de pessoas beneficiadas em 390 municípios", diz a publicação, com fotos de Lula e Dilma no local.

"São 470 km de canais, túneis, aquedutos e barragens. São ainda 38 ações socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e flora. Conforme as imagens começam a chegar, mostrando a felicidade do povo sertanejo ao ver seu sonho se tornando realidade, chega também a certeza de que esse é um esforço que está mudando e ainda vai mudar muito o Brasil", diz ainda o texto.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prometeu realizar a transposição durante suas duas campanhas presidenciais, mas engavetou a ideia em seu governo. Na campanha presidencial de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou as obras, dizendo que elas estavam "abandonadas", fala que Dilma rebateu, dizendo ser mentira.

Agora os tucanos tentam puxar para si a paternidade da obra, como fez o governador Geraldo Alckmin, viajando até o local, e a bancada do PSDB na Câmara, afirmando que Lula e Dilma não entregaram a obra, que só foi concluída agora, sob a supervisão do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), da comissão da Câmara que vem acompanhando o empreendimento. 

"São as águas de março do Velho Chico fechando o verão do semiárido nordestino", finaliza o post de Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia