Gigantes, por Dario Gomes

DARIO GOMES
Uma das primeiras histórias bíblicas que aprendi foi a história do pequeno Davi diante do gigante Golias. Na época eu tinha entre seis ou sete anos, nossa professora, infelizmente não me lembro do seu nome, usava um flanelógrafo na escola bíblica dominical, onde colocava os desenhos dos personagens e assim aprendíamos sobre essa fascinante batalha. 

O bairro era o Jardim do Lago, na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Desde aquele tempo, muitos anos se passaram e já ouvi muitas e muitas vezes pregações abordando esse fato e cada vez que ouço percebo que ele continua tão atual quanto era naquele tempo, ou no tempo em que os fatos aconteceram. 

Não dá para imaginar como terminaria o combate, mas o óbvio era que Davi fosse derrotado, uma vez que ele não tinha experiência alguma e se fôssemos apostar, quem iria apostar no pequeno Davi?

É cômico imaginar um homem destro na batalha, grande, um verdadeiro gigante, um homem de guerra, que desde criança aprendeu a arte da luta e do combate, perder um duelo para um garoto franzino, pastor de ovelhas.

Por vezes julgamos que uma batalha está perdida somente pelo fato de vermos que o opositor está em vantagens, mas é aí que muitos se enganam, porque, ao vermos alguém franzino ou fraco, a nossa tendência é observar o exterior e nos esquecemos do interior, o homem vê por fora, mas Deus sonda os corações. Esse coração que não vemos e que tem uma fé que é invisível e que coloca dentro de nós uma coragem e confiança tão grande que enfrentamos um gigante como se fosse um fracote. O medo desaparece porque O Espírito Santo nos enche de poder e de confiança e nada mais nos assusta.

Se olharmos para uma dificuldade e acharmos que ela é maior que nossas forças, nenhum ânimo teremos para enfrenta-la. Se nos mostrarmos fracos no dia da angústia, a nossa força será pequena. Provérbios 24.10. Então estamos perdidos, derrotados.

Sempre haverá gigantes em nossos caminhos e sempre precisaremos vencê-los: o gigante da falta de fé, da incerteza, da falta de confiança, do medo, da ansiedade, entre outros.

Não foi a capacidade de Davi que o fez vencedor, foi a sua comunhão com Deus, o seu amor para com o Pai Celeste, a sua dedicação em confiar naquele que pode com todas as coisas, e sendo Ele o Todo Poderoso pôde lhe ajudar a ser um vencedor. O apóstolo Paulo afirmou: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13.

Davi era o menor da casa de seu pai, mas ele confiou em Deus. Esse era o seu segredo e por essa Golias não esperava. O Senhor estava com Davi, porque Davi confiava no Senhor.

É dele este cântico ou Salmo:

Salmos 118:5-13.

Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo. O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedaçarei. Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedaçarei. Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedaçarei. Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o Senhor me ajudou.

Qual gigante está te afrontando? A angústia, o medo, a incerteza, alguém que quer ver o teu fim ou a tua derrota?

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará. Salmo 37.5.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. Salmo 46.1

Não há gigantes quando confiamos em Deus, porque Deus é maior que tudo.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia