O mundo de cada um de nós, por Dario Gomes

DARIO GOMES*
Sei que temos, em nós mesmos, respostas para muitas indagações e soluções para muitos problemas, é como se tivéssemos um pouco de cada ciência e naturalmente entendêssemos o mundo, embora que a nosso próprio modo.

Deus nos deu capacidades naturais que podem ser aprimoradas com o decorrer do tempo. As tendências, em face a isto, serão administradas a partir do entendimento acerca daquilo que mais nos adaptamos ou gostamos de fazer.

Porém existe, na cabeça de muitos, uma pré-formação psicológica acerca do mundo que está ao seu entorno, ( é o mundo imaginável) diferentemente do mundo em que vive (que é o mundo real) e por causa disto gera-se um conflito que termina por prejudicar a sobrevivência do indivíduo entre os demais.

Esse mundo imaginável, criado só na mente, é um tanto quanto fictício e pode ser fruto de desejos internos, de vontades de ser aquilo ou viver aquilo para o qual nunca teremos capacidade e em contrapartida entrar em conflito com seu próprio eu, uma vez que a pessoa quer algo mas não tem condições de possui-la naquele momento e podem não representar as condições nem formação para aquela situação. Eis aí o conflito: O mundo imaginário versus o mundo real. Também pode ser fruto de uma formação mal administrada desde a infância dando ao sujeito um status para o qual não tem capacidade de seguir.

Outro problema que enfrentamos ao criarmos o nosso próprio mundo é que esse pode ser como uma armadilha que nos afundará cada dia mais num poço sem fim, o poço das preocupações internas. É como se tivéssemos entrado em uma caverna e ficássemos lá esperando a morte. 

Certo dia o profeta Elias agiu assim. Depois de ter vencido os falsos profetas em uma batalha espiritual, o profeta foi perseguido ferrenhamente por Jezabel, esposa do rei Acabe, o qual queria de qualquer forma tirar-lhe a vida. Após algumas providências da parte de Deus, o profeta chega a uma caverna e ao entrar ali diz a Deus que não valia a pena viver. Esse era o mundo que Elias estava vendo e vivendo. Mas a Visão de Deus era outra, e o que Ele lhe diz? 

I Reis 19:15-16 - E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

O mundo do medo, da ignorância, da arrogância, entre outros, é gerado em nós mesmos diante das frustrações ou êxitos que passamos, porém há um outro mundo que é gerado a partir de uma opinião, de um ensino, uma palestra, uma conversa ou qualquer outra informação e pode ser mudado a partir do momento que aprendermos de outra maneira acerca daquilo, por isso é necessário vivermos em constante pesquisa e aprendizado, para não ficarmos tabulados a um só pensamento ou opinião, também é preciso ter fé em Deus e procurarmos um escape antes que seja tarde demais.

Quando uma pessoa se endivida ao extremo, se não tiver maturidade para controlar o problema, acaba por cometer qualquer loucura no intuito de se ver livre da situação, o mesmo acontece ao se terminar um relacionamento, ao perder-se um emprego, ou ao não conseguir, em tempo hábil, os seus intentos. Nessas situações, o ser humano, cria em torno de si , um mundo em que ele se encontra sozinho, um mundo de derrotas e sem solução. O mundo solidão.

Quando essas coisas acontecem é preciso pedir ajuda, é preciso sair desse mundo imaginário e entrar no mundo real, partir para a luta, não se deixar vencer, levantar a cabeça e reagir, tem de se encarar a realidade e negociar, conversar e prosseguir , porque a vida continua.

Muitos querem fazer como Elias: Deixar o desânimo lhe abater e pedir a morte. (I Reis 19:4 - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 

Porém Deus ainda tem resposta para muitos e hoje tem para você. (I Reis 19:7 - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Esse é o mundo de muitos, é assim que muitos vivem, 

Também há os que se acostumam com seu mundo próprio e não são felizes e nem permitem que, os que com eles vivem, o sejam, o mundo da desconfiança, o mundo que faz as pessoas serem como propriedades e muitos vivem como se tivessem donos, como se fossem meros objetos, não tendo vontade própria, o mundo da escravidão.

Bom mesmo é ser livre, ter opinião, viver a vida, ter a liberdade que Deus nos dá. O que não podemos é sermos escravos de nossos próprios pensamentos, nem criarmos ao nosso redor, um mundo que acabará por nos sucumbir.

Cada um tem seu próprio mundo e esse é, o mundo de cada um de nós.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia