A paciência de Jó, por Dario Gomes

Dario Gomes*
A vida de Jó, sua provação e paciência, deixa-nos um legado de como devemos suportar as lutas e nunca desistirmos de nossos objetivos.

Tiago 5:10-11 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

Por vezes, em nossa vida, passamos por momentos em que, não sabendo por que motivo, enfrentamos lutas tremendas, é nesse momento que bate um desespero, uma agonia, uma vontade de fugir, correr e nunca mais voltar. Mas fugir para onde? Se, onde estivermos, carregamos os problemas em nossa mente, é como se estivessem vinculados a nós, e estão. A melhor maneira é enfrenta-los. E ter paciência.

Em Romanos 5. 3-5, temos: - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A paciência de Jó foi gerada a partir da tribulação que ele enfrentou, impossível desvincular uma da outra, se quiser ter vitória, impossível necessitar de paciência se não enfrentarmos problemas. Temos duas respostas à questão : 

A primeira: Ter paciência e esperar a salvação do Senhor. Salmos 40:1 - Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 

A segunda: Tomarmos a nossa própria decisão e ver o que vai acontecer. Perdermos a paciência enfim. 

A tribulação gera paciência, a paciência gera a experiência e a experiência gera a esperança. 

Lamentações 3:22-26 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

Já sabemos de antemão que sozinhos nada conseguiremos, a Palavra de Deus nos diz: - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5. Mas também sabemos que Ele nos ajuda nas nossas fraquezas.

As nossas vitórias não são frutos de nossas próprias condições ou forças, mas cremos em um Deus que nos dá condições e força para suportarmos, para enfrentarmos, para vencermos. O Senhor peleja pelos seus.

Em meio as lutas e grande dificuldade Jó expressa a sua confiança: Jó 19:25-27 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. - E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Jó 42:1-6 - ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Romanos 15:4-5 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia