Quando o servo reina, por Dário Gomes

Será que você se lembra do seu passado? Quem você era e o que você tinha?

DÁRIO GOMES
Eclesiastes 3:15 - O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

No livro dos Provérbios de Salomão encontramos a seguinte expressão: Provérbios 30:21-23 - Por três coisas se alvoroça a terra; e por quatro que não pode suportar:

1- Pelo servo, quando reina; e 

2- Pelo tolo, quando vive na fartura;

3- Pela mulher aborrecida, quando se casa; e 

4- Pela serva, quando fica herdeira da sua senhora.

O servo que passa a ser rei, o tolo que tem fartura de pão, a mulher aborrecida que se casou e a serva que fica herdeira de sua senhora; que mudança de vida. É como mudar da água para o vinho, da morte para a vida. De repente aquele ou aquela que era uma serviçal passa a ser patrão ou patroa.

E agora como administrar essa nova vida? Muitas pessoas têm dificuldades quando isso acontece. Por vezes o orgulho fala mais alto, esquecem-se de que um dia serviram e passam a humilhar quem os serve. 

Dá-se a entender que, quando uma pessoa melhora de vida, suas atitudes são, como se fosse uma vingança, parece que estão a dizer: Sofram , porque um dia eu sofri também, agora é a minha vez de humilhar.

Quando Deus deu as diretrizes para a nação de Israel acerca do modo que deviam tratar outras pessoas, Ele falou que a nação israelita não podia despedir um peregrino sem alimentos e nem podiam deixar de dar-lhes acomodações porque, disse Deus, peregrino fostes no Egito.

Levítico 19:33-34 - E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.

Deus faz lembrar que quem passou por situações difíceis e agora se encontra bem, deve ter cuidado para com os que passam pelas mesmas situações. 

Deus diz na sua Palavra: Oséias 13:5-6 - Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.

A fartura pode fazer com que o coração se ensoberbeça, foi isso que aconteceu com a Nação de Israel, esqueceu-se de Deus.

É preciso entender que quando uma pessoa muda de vida radicalmente e se transforma em uma pessoa abastado, é necessário ter muito cuidado na administração de sua nova vida, porque se não a terra se alvoroça mesmo.

Nunca devemos nos esquecer dos caminhos por onde passamos, eles nos ensinaram muito: os momentos difíceis, a fome, a falta de vestes, as noites mal dormidas, as calúnias, as perseguições, os falsos amigos. Todas essas coisas, nada mais são, que etapas de nossa vida que conseguimos superar. 

Passamos pelo vale e Deus não nos deixou temer, fomos provados na água e no fogo e escapamos, nada conseguiu nos derrubar porque Deus esteve conosco e nos fez vencedores, agora que estamos de posse da benção, não podemos deixar que o orgulho, a falta de amor e a falta de compaixão destrua tudo de uma vez, mas humilhemo-nos debaixo da potente mão de Deus . Foi Ele quem nos deu a benção e Ele irá nos conduzir no caminho da vitória

Muitas pessoas vivem a pedir as bênçãos do Senhor, depois que elas chegam , deixam que o orgulho os invada e se transformam em terríveis e insuportáveis.

Porém quando uma pessoa é abençoada e mesmo abençoada essa pessoa continua sendo humilde, a terra não se espanta, nem se apavora e muito menos se alvoroça, mas aplaude de pé e Deus a abençoa muito mais.

Não ter o coração nas riquezas é um ótimo remédio para não deixar a soberba dominá-lo.

Os caminhos pelos quais passamos nos ensinam que quanto mais crescemos mais precisamos nos aproximarmos de Deus e para isso fazermos, é preciso deixarmos todo o orgulho e inundar nosso coração de verdadeira humildade porque, Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes. Tiago 4 .6

Que Deus vos abençoe e até a próxima se Ele permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia