Entre a razão e a emoção, por Dário Gomes

DÁRIO GOMES*
Sempre houve e sempre haverá uma linha divisória, que marca as devidas delimitações para quase tudo que existe. Existe sentimento que não passa de emoção, amor que não passa de paixão, obediência que não passa de bajulação, amizade que não passa de interesse, entre outros.

Uma das mais difíceis tarefas é encontrar onde está a divisão entre a paixão e o amor, entre a razão e a emoção, entre o sentimento e a necessidade, entre o bajulador e o obediente. Difícil é saber a diferença entre um e outro.

Apesar das dificuldades que encontramos é possível traçarmos uma linha condutora dentro desse dilema, a fim de que não sejamos enganados e também não nos enganemos. 

Ouvi, certa vez, um relato de uma irmã que, há pouco tempo, havia conhecido outra pessoa que, a seu ver, era muito carente. Analisando a forma simples da outra se vestir, concluiu que se tratava de alguém muito necessitada, e logo procurou fazer algo para ajudar. Foi ao supermercado e fez uma compra e quando encontrou a dita cuja na igreja foi logo entregando sua doação, pediu desculpas pelo seu atrevimento e solicitou que a irmã recebesse sua doação sem constrangimentos, a outra agradeceu e mostrou-se muito feliz com a feira recebida e se foi. 

Depois de alguns dias a irmã que havia feito a doação, passava por uma das ruas da cidade e viu quando aquela outra estava a varrer a calçada de uma linda e exuberante mansão, pensando ser ela a empregada, cumprimentou-a e foi logo perguntando: Paz do Senhor irmã, a senhora trabalha nesta casa? E quase desmaiou quando a irmã lhe respondeu: Paz do Senhor, trabalho sim, pois foi a casa que Deus me deu para cuidar, venha, vamos entrar, venha conhecer minha casa. Era a esposa de um grande empresário e por causa de sua simplicidade, confundira a cabeça da outra.

Como somos tendentes a nos enganarmos quando olhamos e julgamos pela aparência e o mesmo acontece quando olhamos pela emoção. O nosso lado emotivo pode nos pregar muitas peças. Por isso é preciso muito cuidado nas nossas escolhas e decisões. Se as fizermos levados pela emoção ou pela razão.

Por vezes temos medo de estarmos julgando nosso semelhante, mas também temos medo de sermos enganados pelo primeiro que aparecer. Nesse caso é preciso fazer uma investigação prévia, mesmo que remota, para depois agirmos em conformidade daquilo que descobrirmos.

A bíblia relata um episódio acontecido com Josué

Josué 9:1-16

E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus, Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel. E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados; E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco. E os homens de Israel responderam aos heveus: Talvez habitais no meio de nós; como pois faremos acordo convosco? Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes? E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito; E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote. Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco. Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento; - E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho. Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR. E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles.

Josué deixou-se levar pela emoção e causou um grande prejuízo para sua campanha de guerra, o mesmo pode acontecer conosco, se não vigiarmos.

Se conseguirmos saber onde é a separação entre a emoção e a razão, com certeza, saberemos distinguir que fato ou pessoa está diante de nós; Se um obediente ou um bajulador, se é amor ou simples paixão, se um amigo ou um colega, se amizade ou interesse.

Contudo, quando não temos uma resposta imediata em nosso próprio intelecto, é tempo de fazermos uma consulta àquele que sabe e conhece todas as coisas, pois o homem pode enganar outro homem, porém a Deus o homem nunca enganará. 

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir. 

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia