Com homenagem ao Maranhão,Tatuapé é bicampeã do carnaval de São Paulo

Por iG São Paulo

A apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (13) no Anhembi. Tatuapé, que ganhou em 2017 venceu o carnaval paulista em 2018, com homenagem ao Estado do Maranhão

A grande campeã do carnaval de São Paulo foi conhecida nesta terça-feira (13). A apuração no Anhembi consagrou a Acadêmicos do Tatuapé como grande campeã dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo. A escola da zona leste, com o enredo Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra de Encantaria , desfilou na noite de sexta-feira (9) logo depois da Mancha Verde que também atingiu a pontuação máxima, mas ficou em terceiro pelos critérios de desempate.

Divulgação/Liga Carnaval SP
A Acadêmicos do Tatuapé homenageou o Maranhão em 2018

O equilíbrio pautou a disputa durante a revelação das notas dos primeiros quesitos. Mocidade Alegre, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Vila Maria permaneceram empatadas com pontuação máxima durante os quesistos Evolução, Bateria e Enredo. Ao fim da apuração, a escola da Zona Leste da capital paulista ainda tinha a companhia de Mocidade Alegre,Mancha Verde e Tom Maior, que também chegaram aos 270 pontos possíveis, mas ficaram para trás por conta dos critérios de desempate que alcançavam até mesmo as notas descartadas.

Divulgação - Destaque da Acadêmicos do Tatuapé, grande campeã do carnaval de São Paulo em 2018

A Mancha liderava a apuração até o quesito alegoria, antepenúltimo a ser anunciado. A quarta nota da Mancha no quesito foi um 9,9. A Tatuapé só teve notas dez, inclusive no rol das descartadas. Dragões da Real e Império da Casa Verde completam as seis primeiras que voltam à avenida no fim de semana no desfile das campeãs.

Critério de desempate

A ordem para o critério de desempate vale do último quesito para o penúltimo, e assim por diante. Assim, se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar no número de pontos, será campeã aquela que tiver a melhor nota no quesito mestre-sala e porta bandeira. Se permanecer o empate, vale o quesito anterior (harmonia), e assim sucessivamente.

Ode ao Maranhão

A Tatuapé entrou na avenida por volta das 3h40 da madrugada de sábado (10). Um dos destaques do desfile foram os "apagões" da bateria quando parava de tocar para a escola cantar o samba. O samba, por sinal, se alimentava de uma bossa ao ritmo de reggae muito popular no Maranhão, estado homenageado pela escola.

Divulgação - A acadêmicos do Tatuapé ganhou o carnaval de São Paulo em 2018 homenageando o Maranhão

O Maranhão é justamente o estado do carnavalesco Wagner Santos, que já ganha o título em seu ano de estreia à frente do carnaval da escola da Zona Leste. Com fantasias luxuosas e alegorias gigantescas, a Tatuapé levou 3.200 integrantes para o Anhembi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia