Prato Feito, por Dário Gomes*

Você gosta de um “PF”, ou só come por falta de opção?

Imagem (brasildelonge.com) 
Uma das mais populares refeições do dia a dia, do brasileiro, chama-se “Prato feito”. Trata-se de uma espécie de refeição básica onde temos pouca ou nenhuma a opção de escolha daquilo que vamos comer, como o nome já diz é um prato que já vem pronto, com uma quantidade que, na maioria das vezes, consegue saciar a quem esteja necessitando.

Para quem deseja fazer sua própria escolha, então deve partir para outro tipo de refeição, uma das vantagens do prato feito é o preço, que sempre será o mínimo que se pode cobrar ou comer sem exigências, há quem goste, porém há também aqueles que não querem nem ver. 

Muita gente aproveita a versatilidade do prato feito e o consome diariamente, economizando assim, o tempo gasto na cozinha e ainda economizando nas finanças, pois dependendo da quantidade de pessoas, poderá um PF, como popularmente é chamado, sair por um custo mais accessível, ao final do mes.

Assim como um Prato Feito, muitas coisas, em nosso país, são nos trazidas prontas. Um povo que, diga-se de passagem, tem seus direitos, mas poucos os dá. Vivemos em uma “democracia”, mas não participamos das decisões. Um povo que não tem voz ativa, que recebe o prato já pronto. Um verdadeiro “Prato Feito”.

Ao povo brasileiro sempre se serviu “PF”, e ainda hoje continuam servindo esse prato que já vem pronto e que nos é empurrado de goela adentro.

Na verdade, se opção tivéssemos, queríamos escolher, queríamos mostrar, na verdade, o que queremos. Porque se tivermos de escolher, com certeza não escolheríamos aquilo que nos servem ao bel prazer de quem nos serve. Escolheríamos, se nos dessem opções de escolha. Escolheríamos e não comeríamos uma comida feita nos bastidores. Escolheríamos e isso bastava para mostrar qual é a verdadeira vontade do povo.

Mas não podemos escolher, porque a gente aprendeu a comer “PF”, e se não gostamos desse “PF”, é isso mesmo que irão nos servir. Um prato feito nos bastidores de, sabe lá de quem. Enquanto o povo come “PF”, aqueles que servem ao povo esses “PFs” estão comendo da boa comida que podem escolher, mesas fartas, com muitas iguarias, do bom e do melhor, com vinhos importados e tudo quanto têm direito. 

Mais cedo ou mais tarde surgirão os reflexos de uma decisão tomada e poderá ser tarde demais para se tentar uma correção. Um dia, talvez daqui a uns dez ou um pouco mais de anos, uma outra história poderá vir à tona, e aqueles que nos serviram esses “PFs”, poderão estar comendo dele também, afinal a vida é fruto da semeadura, e aquilo que se planta hoje, um dia se há de colher. 

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia