Diogo Moraes: Lula sairá mais fortalecido de julgamento

Daniel Leite 
Do Blog da Folha

Diogo Moraes - Foto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco

Para o deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes (PSB), o ex-presidente Lula sairá mais fortalecido do julgamento na segunda instância da Justiça, marcado para o próximo dia 24, independente do seu resultado. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, o socialista relatou o forte apreço pelas camadas mais populares do País à figura do petista, observado durante suas recentes incursões pelo interior do estado.

Diogo esteve em Santa Cruz do Capibaribe, na semana passada, no evento de assinatura da autorização para licitação da Adutora do Capibaribe. A obra captará água da transposição do São Francisco desde o rio Paraíba e levará água para nove municípios do Agreste de Pernambuco. Lá, o parlamentar pôde constatar a forte relação da população ribeirinha com a figura de Lula.

Leia também
“Vi a felicidade do povo. Das famílias ribeirinhas que podem tirar pouco de água para subsistência. Eu cresci vendo o Capibaribe morrer. Nunca pensei na minha vida chegar neste dia histórico que chegamos. É mérito do governador Paulo Câmara e do governador da Paraíba, e Ricardo Coutinho. Mas estas obras também estão sempre atreladas a Lula”, colocou.

Na sua visão, iniciativas como essa garantem forte fidelidade do eleitorado. “As pessoas mais carentes viram a evolução da obra no período de Lula. A população é inteligente e ninguém deve subestimar o povo. Essa massa popular não esquece alguns ganhos que nunca imaginavam que iriam ter”, disse.

Para ele, é difícil mudar este tipo de identificação, independente do visível crescimento da popularidade de figuras como o deputado Jair Bolsonaro (PSL). O deputado identificou o crescimento da empatia pela candidatura de Bolsonaro. Mas não acredita que isso irá mudar a tendência eleitoral da região. “O discurso do contraponto a Lula não cola muito onde a mudança foi muito grande. Por isso, qualquer resultado que der no dia 24 fortalece o nome de Lula. Os seus apoiadores vão mudar a lógica do resultado para as classes mais populares que dão apoio”, expressou.

O julgamento

Lula, que já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro - responsável pelos casos da Lava Jato na primeira instância - a nove anos e seis meses de prisão, é acusado de ocultação da propriedade de uma cobertura triplex no Guarujá (SP). De acordo com um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os réus condenados em segunda instância já podem ser presos. Porém, o petista ainda pode recorrer na Justiça e deve optar por manter sua candidatura de pé, segundo petistas.

Em Pernambuco o PSB e o PT discutem a possibilidade de uma reaproximação, nas eleições deste ano. Em troca do apoio dos socialistas à candidatura de Lula, o PT apoiaria, neste caso, a reeleição de Paulo Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia