Aprenda como viver dentro de seu orçamento, sem dever dinheiro

Anote as dicas e invista seu tempo e energia para se livrar de gastos desnecessários



Você está tentando se livrar das dívidas, mas parece que a cada mês fica devendo mais? Calma! Você não é o único a lidar com essa situação. Tem que ter cuidado para não repetir mensalmente os mesmos erros.

Vamos usar como exemplo uma família que recebe por ano 35 mil reais e consegue pagar uma dívida que contraiu de 40 mil e outra família que ganha por ano 100 mil e possui exatamente a mesma dívida, mas não consegue acabar de pagar.

Um dos fatores mais prováveis é que a família número dois gasta mais do que ganha e a falta isso gera muito estresse. Quando essa situação é superada é hora de mudar a forma como se encara o gasto fixo. Estabelecer limites é fundamental.

Se comporte como as pessoas que conseguem pagar suas dívidas

Siga essas 7 dicas e melhore sua qualidade de vida se livrando de gastos desnecessários e quem sabe até economizando um dinheirinho.

1. Eles não seguem imposições da sociedade

Aprendemos que é praticamente impossível sobreviver sem cartões em uma cultura onde os cartões de crédito dominam. Fazer um empréstimo é natural e estar sempre com uma parcela por vencer, fazendo seu mês já começar no débito é tranquilo. Não necessariamente. Todas essas atitudes descritas acima fazem com que seu dinheiro vá sendo gasto sem você perceber e quando vê, cadê seu salário? Faça você as suas próprias regras.

2. Seja controlado

Não ceda as compras por impulso. Se pergunte sempre se adquirir tal objeto é realmente necessário. Não se deixe levar por promoções mirabolantes, será um prazer momentâneo que vai trazer uma grande dor de cabeça. Prefira comprar com dinheiro. Se tiver para arcar com essa necessidade, pague em espécie. Se não tiver, junte e compre mais tarde.

3. Autoconfiança é fundamental para essas pessoas

Se você confia no plano que traçou, a opinião alheia pouco importa. Dirija seu carro que não é do ano. Não fique ressentido por não viajar pagando hotéis caros, só para mostrar nas redes sociais que está podendo. Compre uma roupa por ser mais barata e não porque precisa exibir uma certa marca. Recobre a confiança liquidando suas dívidas.

4. Seja objetivo

Sua meta é acabar com sua dívida, acima de tudo. Se mantenha firme! Faça metas possíveis de se cumprir, com prazos reais. Determine a melhor estratégia.

5. Fuja das dívidas na velocidade da luz

Corra na direção contrária dos gastos supérfluos. Procure trabalhar mais horas e arranjar outra forma de complementar a renda. Nessa hora a colaboração de toda família é importante.

6. Esqueça bens materiais desnecessários

Viva dentro das suas possibilidades. Sem esbanjar o que não tem. A felicidade não está escondida nas coisas. Se contenha com o que você tem e não ache que a felicidade está em sua próxima compra.

7. Sacrifique alguns luxos

Os programas na rua estão cada vez mais caros. Cinema todo final de semana e jantar fora são rotinas que podem ser evitadas quando se precisa economizar dinheiro. Mas lembre-se que esses cortes no lazer são temporários, até que seu objetivo seja alcançado.

Veja aqui mais dicas de como se organizar para pagar dívidas e juntar dinheiro:

Tenha foco e equilibre suas finanças para conseguir viver despreocupado e dentro de suas reais possibilidades. Compartilhe essas dicas com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia