Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2017

Classe política reage ao discurso da não política e à possível candidatura de Paulo Sales

Imagem
por Giovanni Sandes Do Pinga Fogo
Paulo Sales, da Baterias Moura. Foto: divulgação
Nenhum político pernambucano se dispõe abertamente a falar do grupo de 20 empresários que debate o nome do empresário Paulo Sales, da Baterias Moura, para disputar o governo estadual em 2018. Mas a classe política, nos bastidores, reage à ideia. Em uma avaliação recorrente, esse desejo do grupo de ter um projeto político é tratado como legítimo. Porém, no geral há uma leitura de que o Estado não tem tradição ou eleitorado para a migração de empresários para a política, como fez o presidente americano, Donald Trump, ou o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Em Pernambuco os eleitores não aceitariam “salvadores”.
A reação é da base do governo Paulo Câmara (PSB), do grupo do senador Armando Monteiro (PTB) e até dos “independentes”, como PSDB. Uma frase repetida é que Pernambuco não costuma concentrar o poder político e o econômico em um governante.
Também se falou até nos “postes”, os técnicos que ch…

Juízes de Pernambuco pedem auxílio-alimentação durante férias e conseguem R$ 7 milhões retroativos

Imagem
Por Giovanni Sandes
Do Pinga Fogo

Foto: Pixabay
A entidade que representa juízes e desembargadores no estado, a Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), entrou com um processo administrativo no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que a classe recebesse auxílio-alimentação durante as férias. Mas não só isso. Pediu também que os valores fossem pagos de forma retroativa. Inicialmente o TJPE vetou o pedido. A Amepe entrou com recurso administrativo e finalmente, por maioria de votos, o recurso foi provido.
O assunto ganhou as redes sociais e gerou furor no meio jurídico. Na crise, um dos votos contrários à concessão do benefício de forma retroativa foi o atual presidente do Tribunal, o desembargador Leopoldo Raposo. Em seu voto, ele disse que o ato administrativo não poderia retroagir e ainda informou que o custo da medida seria de R$ 7 milhões.
Mas não teve jeito. O benefício foi sim provido – por um erro, a informação publicada na versão impressa da coluna foi de que o …

Assembleia Legislativa de PE anuncia recadastramento de servidores e aposentados

Imagem
Ato que institui o procedimento foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (17). Os procedimentos são obrigatórios e ocorrerão em outubro e novembro.
Por G1 PE
Palácio Joaquim nabuco, onde funcionava a Alepe (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17) o ato Nº 371/2017, que institui o recadastramento e a sistemática de comprovação anual de vida dos servidores efetivos e aposentados. A meta é promover a atualização dos dados pessoais e funcionais, assim como o controle do pagamento de salários e aposentadoria. Os procedimentos são obrigatórios.
Os servidores efetivos e aposentados que não se recadastrarem ou deixarem de fazer a prova anual de vida terão o pagamento suspenso. Para voltar a receber vencimentos, terão que regularizar a situação perante o Departamento de Gestão Funcional da Superintendência de Gestão de Pessoas da Alepe.
O processo será realizado em dois meses, pela internet ou de fo…

Em Pernambuco, 89,7% municípios estão com risco elevado para transmissão de arboviroses

Imagem
Dados correspondem a atualização do 4º LIRAa. Estudo monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito.
Por G1 PE
Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya  (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Com a atualização do 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), chega a 89,7% quantidade de municípios pernambucanos que estão em situação de risco elevado para transmissão de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. O estudo monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito.
O 4º LIRAa foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde em julho deste ano. Porém, 12 cidades ainda não haviam informado o resultado das inspeções. Atualizado, ele passa a conter os dados dos 184 municípios pernambucanos. Fernando de Noronha não é analisado pelo levantamento.
O monitoramento aponta que 165 municípios estão na situação de risco elevado para a transmissão. Desses, 91 locais estão em risco de surto e 74 em situação de alerta. D…

Plenária da militância vai organizar ato com Lula no Recife

Imagem
Pela democracia, pelos direitos e por Lula

A agenda de Lula em Pernambuco está sendo preparada pela coordenação do PT estadual e da Frente Brasil Popular. Com previsão de permanência no Estado entre os dias 24 e 26 de agosto, já está confirmado o ato "Pela Democracia, pelos Direitos e por Lula". O ato será realizado no Pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Recife, na sexta-feira, 25/08, às 16h.
O objetivo do ato será a defesa da Democracia, protestar contra o presidente ilegítimo Temer, combater as reformas que retiram os direitos dos trabalhadores, defender as diretas já e a Constituinte. A manifestação também será em solidariedade e em defesa do ex-presidente Lula, denunciando que eleição sem Lula é uma fraude. 
Nesta sexta-feira, 18/08, às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco - Sinttel (Rua Afonso Pena, 333, Boa Vista), acontece uma reunião com a militância dos movimentos sociais para organizar e intensificar as mobilizações para o a…