Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2017

Ministro da Educação destaca importância econômica e cultural do Polo Caruaru para Pernambuco

Imagem
Mendonça Filho visitou o local, conheceu o País de Caruaru e ficou impressionado com a estrutura
O Polo Caruaru recebeu hoje a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, que esteve em Caruaru na manhã desta quinta-feira (22/06), onde autorizou o início do processo de licitação para a construção dos blocos definitivos do curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE).
Durante a visita ao Centro de Compras e Lazer, Mendonça Filho, que foi recepcionado pelo sócio proprietário do Polo, Djalma Júnior, pelo parceiro para projetos culturais, Milton Santana e pelo superintendente do Polo, Marco Sodré, conheceu o País de Caruaru, área destinada à valorização da cultura caruaruense e nordestina.
Acompanhado de Walmiré Dimeron, consultor cultural do Polo, o ministro conferiu a exposição sobre a história de Caruaru no Espaço de Exposições Nelson Barbalho e ficou impressionado com todo o projeto. “Eu já conhecia o Polo e sei que é um dos cen…

Novaes é contra a PPP do Rio São Francisco

Imagem
O Deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo, nesta quinta-feira (22/06), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), contra a possibilidade do Governo Federal criar uma parceria público-privada (PPP) nas obras da transposição do Rio São Francisco. Descontente com esta iniciativa, o parlamentar deseja a realização de um debate com todos os agentes envolvidos no assunto, na Casa Joaquim Nabuco. Durante o pronunciamento, ele pediu o apoio de outros parlamentares, em especial, ao deputado Odacy Amorim (PT) que é coordenador da Frente Parlamentar do Rio São Francisco.
“Não é possível que uma decisão com um impacto social tão forte seja discutida nos gabinetes de Brasília com o executivo, o mercado financeiro, os empresários e o BNDES. Não aceitamos isso. É necessário ouvir os pequenos produtores rurais que passaram a vida toda sofrendo. Com a conclusão da obra, não podemos frustrar o sonho desse povo - de poder irrigar, plantar e dar sustento a criação – de viver com dignidade”, res…

COLUNA DO MAGNO DESTACA A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM BELO JARDIM

Imagem
Do Blog do Magno

Hélio despolariza Belo Jardim A pesquisa do Instituto Opinião sobre a eleição suplementar para prefeito de Belo Jardim, que este blog traz hoje com exclusividade, na qual o candidato do PTB, Hélio dos Terrenos, à esquerda de camisa vermelha, abre uma vantagem de 16 pontos sobre o ex-vice-prefeito Luiz Carlos (PSB), apoiado pelo ex-prefeito João Mendonça (PSB), deixa o grupo do senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador em 2018, numa posição confortável em um município importante do Agreste. Se as eleições fossem hoje, Hélio teria 40,5% dos votos contra 24,3% de Luiz Carlos. Numa posição bem inferior, com apenas 11,3%, se situa o prefeito em exercício, Gilvandro Estrela (PV), ligado ao ministro da Educação, Mendonça Filho. Pelos números, a disputa ficou restrita aos candidatos do ex-prefeito e de Armando. Em política, as surpresas sempre acontecem, mas dificilmente o candidato de Mendonça terá condições de reagir, até porque não há mais tempo. A eleição está m…

PREFEITURA DE GRAVATÁ PAGA SALÁRIO DOS SERVIDORES ANTES DO SÃO JOÃO

Imagem
Foto: Bruna Oliveira A prefeitura de Gravatá antecipou nesta quinta feira (22), o pagamento do salário do mês de junho e metade do décimo terceiro para os 1,2 mil servidores e aposentados e pensionistas do município. Com o pagamento, serão injetados na economia da cidade, cerca de 6 milhões de reais. O objetivo é valorizar o servidor e movimentar a economia durante o feriado. “Nós entendemos que o país vive um momento de crise, mas estamos trabalhando arduamente para honrar com todos os nossos compromissos em dia”, destacou o Prefeito Joaquim Neto. SÃO JOÃO- Com a antecipação, os servidores vão passar as festas juninas com o dinheiro na conta. A expectativa da Prefeitura é receber durante o período , o dobro de visitantes da Semana Santa, que foi de 42 mil pessoas por dia, segundo pesquisa feita pela Empetur. “Esperamos colocar em Gravatá, aproximadamente 50 milhões de reais no São João”, Disse Joaquim. No último sábado (17) a cidade bateu recorde de público com 70 mil pessoas no pátio p…

DETRAN-PE no feriado de São João 2017

Em virtude das comemorações juninas, a Secretaria Estadual das Cidades - Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa que, por determinação do Governador Paulo Câmara, na próxima sexta (23) e sábado (24), véspera e dia de São João, será considerado ponto facultativo nos Órgãos e entidades estaduais. Portando, não haverá expediente na Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE; nas Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, de todo o Estado; na Unidade de Táxi – DUA; nas unidades da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão.
DETRAN-PE NO FERIADO DE SÃO JOÃO

Unidades de Atendimento Sexta-feira Sábado
 23/06/2017  24/06/2017
Shopping Center PLAZA


Shopping Center RECIFE


Shopping Center TACARUNA


Shopping Center GUARARAPES FECHADO FECHADO
Shopping COSTA DOURADA

STF indica que confirmará delação de Joesley Batista

Imagem
Do Estadão
Dois ministros já votaram para Fachin seguir relator do caso JBS. Crédito: Dida Sampaio/Estadão
O Supremo pode confirmar hoje a validade da homologação da delação do Grupo J&F e a manutenção de Edson Fachin como relator do caso. Notícia que não deve satisfazer o presidente Temer, cuja defesa critica o acordo firmado entre o MP e os donos do frigorífico, alegando 'anomia' na área jurídica.
Ele terá de lidar também com as novas informações passadas por Joesley à PF. Segundo o empresário, o presidente teria indicado o advogado José Yunes para intermediar acordo com uma empresa em disputa judicial contra o Grupo J&F'.
No meio da crise, a estratégia de retaliação - o Planalto exonerou indicados do senador peemedebista Hélio José, que votou contra a reforma trabalhista - não pode, contudo, alcançar o PSDB. Mesmo assim, Temer segue firme para a Noruega após passagem por Moscou. Terá encontro com empresas para incentivá-las a investir no Brasil.
Enquanto as questões…

MPPE recomenda não realizar festividades nos municípios de Maraial, Jaqueira e Palmares

Imagem
por Mário Flávio
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos de Maraial, Jaqueira e Palmares, municípios declarados em situação de emergência por causa dos prejuízos causados pelas chuvas nos dias 28 e 29 de maio, que se abstenham de realizar quaisquer festejos em todo o território desses municípios com dinheiro ou rendas públicas, sejam advindas de convênios ou de qualquer outro instrumento jurídico firmado com o Estado de Pernambuco ou a União.
O MPPE já está ciente da formalização de convênio com os Governos Estadual e Federal por parte dos municípios atingidos pelas enchentes, com a finalidade de liberação de recursos para a realização das medidas emergenciais.
Caso os municípios já tenham iniciados processos licitatórios para contratar, ou celebrado contratos diretos com empresas para quaisquer fins, bandas, artistas ou congêneres para as festividades de junho e julho, que sejam cancelados ou rescindidos. Os promotores de Justiça Emanuel Pacheco (Maraial e…

São João da Moda 2017 inicia com homenagens e show de Cavaleiros do Forró

Imagem
A abertura do São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste,  foi marcado pela diversidade de ritmos e homenagens em sua quinta edição.

A comemoração junina contou com uma equipe teatral recepcionando os forrozeiros na Vila Cenográfica. O evento tem três polos de animação, Palco da Moda, principal ponto da festa, Palco Multicultural e Arraial do Povão, espaços de apresentações de artistas locais que atende todos os gostos.
Ao abrir oficialmente o festejo Junino, o prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu o empenho dos colaboradores na realização do São João da Moda 2017. “Agradeço a todos envolvidos na realização deste evento. Sabemos das dificuldades enfrentadas para se montar uma festa dessa magnitude. Nossa equipe trabalhou muito para realizarmos o melhor São João da Moda de todos os tempos”, frisou o prefeito.
“Esse São João está completo, uma festa que contempla todos os gostos e todas as tribos. Só peço as pessoas que venham brincar na paz, que tragam a alegria e o amor p…

Na Alepe, Diogo Moraes comemora iniciativa para formalizar economia do Polo de Confecções do Agreste

Imagem
Na tarde desta quarta-feira (21), o deputado estadual e primeiro-secretário Diogo Moraes destacou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o avanço da tramitação do Projeto de Lei Ordinária 1.359/2017, do Poder Executivo, que propõe benefício fiscal com redução da base de cálculo de ICMS na saída de produtos do Polo de Confecções do Agreste para 2% a partir do dia 1º de julho deste ano. Pela proposta, está prevista a emissão de nota fiscal avulsa eletrônica pelos comerciantes. O parlamentar agradeceu ainda as aprovações pelas Comissões de Justiça e Finanças da Casa, no último dia 06.
O parlamentar elogiou a iniciativa do governador Paulo Câmara, frisando que o projeto vai revolucionar a vida da população da região. "Nós iremos reparar um grande erro. Há mais de três anos estamos estudando e mostrando as autoridades fazendárias o grande problema que temos hoje e que vai ser resolvido, que é justamente como legalizar a saída das mercadorias e confecções das pessoas que…

FESTAS JUNINAS: UPAE Garanhuns informa sobre cuidados com pessoas queimadas

Imagem
Curtir as festas juninas é bom, ainda mais com as comidas da época, forró e alegria. Umas das tradições para os santos festeiros é acender uma fogueira, mas este costume é também perigoso, pois requer cuidados especiais para prevenir acidentes. E quando eles acontecem, é importante saber o que fazer. 
A UPAE Garanhuns aproveita para dar dicas de cuidados para pessoas queimadas, mas desejando que todos tenham um São João de muita festa e sem incidentes.
Para saber mais: UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim

Fone: (87) 3764.9000

Armando propõe ações contra fechamento de estaleiros em Pernambuco

Imagem
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu, nesta quarta-feira (21), em discurso no plenário, medidas de emergência para estancar a tendência de extinção da indústria naval, com o risco do fechamento de estaleiros como o Atlântico Sul (EAS) e o Vard Pomar, em Pernambuco.
“Não podemos sair da crise na indústria naval simplesmente deixando que ocorra a desativação dos estaleiros, perdendo milhares de empregos e densidade produtiva. É preciso buscar uma solução equilibrada e justa. É necessária uma mobilização de trabalhadores, produtores, parlamentares e governadores na construção de um caminho para a indústria naval”, assinalou.
O senador pernambucano propôs, entre as medidas, a manutenção temporária da política de conteúdo local, com fixação de metas de produtividade, e associações com empresas estrangeiras, de modo a abrir mercados à exportação. Armando alinhou também, como urgentes, renegociação das dívidas dos estaleiros e formação de uma carteira mínima de encomendas.
O petebis…

DETRAN-PE lança campanhas institucionais e educativas

Imagem
O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades – Secid/Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, preparou duas campanhas, uma educativa e outra institucional. A primeira escolheu o “Bode Gaiato” como personagem principal, tendo em vista que ele ocupa um espaço de destaque entre os influenciadores digitais assumindo em suas publicações, muitas vezes, a função de fomentar discussões sobre o papel do individuo na sociedade, buscando incitar a participação e manifestação individual e coletiva relacionada a temas político-sociais, utilizando-se do componente humor.
Já a segunda, que começa a ser veiculada amanhã, 22, mostra as ações desenvolvidas pelo Órgão por meio das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, além da Operação Lei Seca, alertando os condutores, ciclistas e pedestres sobre o respeito a vida.  
“Nosso conceito escolhido na educativa foi estrada não é lugar de gaiatice. Tais aspectos oferecem à campanha o universo semântico ideal para i…

Cesta básica aponta aumento de 6,86% em maio

Imagem
Esse é o resultado do levantamento feito pelo curso de Ciências Contábeis da DeVry – Unifavip. A pesquisa tem a professora e economista, Eliane Alves, como responsável pele levantamento e elaboração do Boletim, além da coordenação geral do coordenador do curso, Henrique Chaves. Como destaque do levantamento em anexo é que os itens que mais pesaram no aumento foram: Tomate (17,65%), Margarina (15,85%), Leite (12,72%) e Carne (7,54% / subiu pelo segundo mês consecutivo). O destaque positivo fica para o preço do açúcar, que registrou queda de 2,53%.

Fortalecimento do Consórcio: Caruaru e Limoeiro aderem ao CONIAPE

Imagem
As cidades de Caruaru e Limoeiro foram aprovadas como novos municípios associados ao CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras). A adesão foi na tarde desta terça-feira (20), em meio a 5ª Assembleia Extraordinária, realizada em Caruaru, sede do consórcio.
Com os novos membros (Caruaru e Limoeiro), o CONIAPE passará a contar com 20 municípios filiados: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Bezerros, Jataúba, São Joaquim do Monte, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Bom Jardim, Casinhas, João Alfredo, Orobó, Riacho das Almas, São Caetano, Vertente do Lério e Surubim.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e presidente do CONIAPE Edson Vieira (PSDB), falou da importância das novas adesões. 
“Tivemos a felicidade de receber dois pedidos de adesões, tratam-se das cidades de Caruaru e Limoeiro. São municípios importantes que vão contribuir e que possuem representatividade a nível estadual e na…

UPAE Garanhuns alerta população sobre os cuidados para evitar queimaduras na época junina

Imagem
Em virtude das festividades juninas da nossa região, período onde se registra aumento no atendimento a pacientes com queimaduras nos hospitais, geralmente devido a fogos e fogueiras, a UPAE Garanhuns realizou nesta segunda-feira (19) uma ação educativa sobre prevenção e cuidados a pacientes com queimaduras, voltado para os usuários e acompanhantes das recepções da unidade de saúde.
A ação foi realizada pelo setor de Educação Permanente da unidade em conjunto com o serviço social. Também foram entregues panfletos educativos. "Tivemos excelente participação dos nossos pacientes, que fizeram perguntas, e inclusive contaram experiências de pessoas que conhecem que já sofreram queimaduras" - explica a enfermeira de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, Michelle Torres.
A assistente social Valderês Barbosa também falou com os pacientes e acompanhantes, reforçando os cuidados com fogos e fogueiras.
Para saber mais: UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira Rodovia BR 423 k…

Com transmissão ao vivo, Oposição fortalece atuação na Alepe

Imagem
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início hoje às transmissões ao vivo das sessões plenárias da Casa de Joaquim Nabuco. A iniciativa é encarada como uma maneira de aproximar a atividade dos parlamentares da população.
“Essa é a contribuição da Oposição para aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade”, explicou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada. As transmissões são veiculadas no canal da Bancada de Oposição no YOU TUBEe depois disponibilizadas na página da bancada (www.pernambucodeverdade.com), que acabou de passar por uma reformulação. Além das sessões plenárias, as transmissões ao vivo devem se estender também às audiências públicas e agendas do Pernambuco de Verdade.
Silvio destaca ainda que o site da Oposição tem cumprido papel importante de interação com a sociedade. “É um canal fundamental de divulgação do trabalho da Oposição e de diálogo com a população. Através dele temos a oportunidade de mostrar a agenda legisl…

Sesi dá dicas de alimentação para um São João saudável

Imagem
O programa Alimentação Saudável na Indústria, do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE), dá dicas para ajudar as pessoas a aproveitar os festejos juninos sem peso na consciência ou na balança. A equipe orienta como pequenas alterações no preparo das comidas ou na forma do consumo pode tornar os quitutes acessíveis até para quem tem restrições alimentares e ainda trazer benefícios à saúde.
De acordo com a nutricionista da entidade, Lídia Bandeira, pequenas alterações como substituir o açúcar pelo adoçante, o leite integral pelo desnatado ou por um leite vegetal, como o de coco, a farinha branca pela integral, acrescentar linhaça, aveia e canela em pó às preparações podem tornar as receitas tradicionais em diet, light ou mais saudáveis, possíveis de serem consumidas por pessoas que fazem dieta, diabéticos e celíacos (pessoas que possuem alergia ou intolerância ao glúten). Reduzir a quantidade de sal e gordura dos alimentos tradicionais como a canjica, pamonha e cocada tamb…

São João: melhorias contemplam a BR-232

Imagem
Setenta homens trabalham em horário integral, com equipamentos pesados, ao longo da BR-232, principal rota que leva aos tradicionais polos juninos do interior do Estado. Apenas no segmento localizado no bairro do Curado, zona Oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR), mais de 40 mil veículos deverão circular nos dias de tráfego intenso, na ida e volta do feriado.
O trecho de 130 quilômetros da BR-232, entre Recife e Caruaru, recebe reforço nas ações de conservação, visando melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos motoristas e pedestres, principalmente durante os festejos juninos, quando a rodovia deverá ter um acréscimo aproximado de 40% no fluxo de veículos nos horários mais movimentados.
A ação, que é realizada pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contempla serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem, dos acostamentos e do canteiro central, além da operação tapa-buraco. T…