Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2017

Secretaria de Educação realiza campanha de combate a evasão escolar em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem
Com o tema: “O Futuro se Constrói na Escola”, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou no bairro Malhada do Meio, uma campanha de combate a evasão escolar no município. O programa está atuando com equipes das Secretarias de Educação, Governo e Desenvolvimento Sociale Saúde.
No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para o país, estados, municípios e todo sistema educacional. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, 5 não concluem o ensino fundamental, ou seja, 95 terminam a 8ª série (IBGE, 2007).
Ao participar da campanha, Joselito Pedro, secretário de educação, falou da iniciativa. “Nossa preocupação é que nenhuma criança fique fora da escola, por isso estamos nas comunidades, falando com as famílias, procurando alunos que ainda não estão matriculados e tentando conscientizar os pais, falando a importância de crianças e adolescentes estarem das salas de aula”, pontuou…

Reforma do ensino: Estados terão liberdade, diz ministro Mendonça Filho

Imagem
Entrevista de Mendonça ao Estadão
O Ministro da Educação Mendonça Filho disse ao Estadão que quer “mais liberdade” para que os Estados possam definir suas próprias reformas. Ele destacou que espera mais participação de cada um deles na formação dos professores, mas não especificou qual será o auxílio financeiro para que as mudanças sejam feitas. Leia a entrevista completa: Vai haver uma base do itinerário flexível ou Estados terão total controle? A proposta do novo ensino médio é valorizar o aprofundamento de acordo com a vocação e a realidade de cada escola, inserida no bairro, cidade e região. Caberá aos sistemas estaduais ofertarem de acordo com essas vocações os seus itinerários formativos. Até porque a gente tinha uma vocação muito autoritária, no sentido de um currículo imposto de cima para baixo com todas as disciplinas obrigatórias.  E o princípio e a lógica de todo o ensino médio obedece à flexibilidade, autonomia dos Estados, respeitado aquele conteúdo mínimo que deve obedecer …

Arraiá das Caboclas abre os festejos juninos na Dália da Serra

Imagem
O São João de Taquaritinga do Norte não podia iniciar de forma melhor. O Arraiá das Caboclas, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal, lotou a praça na noite da sexta-feira (2) e transformou o Altar da Pátria em uma grande festa.
Comidas típicas, apresentações culturais e shows com Bardhigão, Forró Taquara e Jota Santos, tomaram conta da noite. ´´O Arraiá das Caboclas é uma homenagem a nós mulheres nordestinas. Batalhadoras e que são também responsáveis pelo fortalecimento e manutenção da cultura e dos festejos de nosso Nordeste`` disse a secretária Cintia Dêlise.
Os grupos de usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos puderam expor para a cidade belas apresentações. O grupo de melhor idade, por exemplo, exibiu as camisas confeccionadas durante as oficinas de artesanato.


Segundo o oficineiro Wellison Ranielle as crianças atendidas pelo serviço ´´deram um show com a cultura dos ma…

Parabéns Tallys Nathan

Imagem

MEC adia para 16 de junho prazo para renovação do Fies

Imagem
por Folhapress
Cerca de 1,28 milhão de estudantes devem realizar o aditamento neste semestre - ( FOTO: AG. BR )
O prazo para renovação dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que terminaria nesta quarta (31), foi adiado para o dia 16 de junho. Cerca de 1,28 milhão de estudantes devem realizar o aditamento neste semestre. Até a manhã desta quarta-feira, 1,05 milhão de contratos tinham sido renovados. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação), o prazo foi prorrogado "para que nenhum estudante seja prejudicado".
O aditamento dever ser feito no SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Durante a manhã desta quarta (31), o sistema estava fora do ar. A reportagem entrou em contato com MEC e FNDE e aguarda um posicionamento.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os…

PASTOR EURICO VISITA HOSPITAL MARIA LUCINDA

Imagem
O Deputado Federal Pastor Eurico já destinou, em emendas parlamentares, para a área de saúde mais de 50 milhões de reais. Esse montante foi para diversos hospitais no estado de Pernambuco, entre eles o Hospital Maria Lucinda. 
Pastor Eurico tem seu trabalho reconhecido nessa atuação em prol da saúde pública tanto no estado, quanto no país.
HOSPITAL MARIA LUCINDA
O Hospital Infantil Manoel da Silva Almeida foi construído na segunda década do século e inaugurado em 09 de junho de 1929. O Comendador Manoel da Silva Almeida fez uma doação de um mil contos de réis à Santa Casa para construção de três magníficos edifícios: o Hospital para abrigar as crianças carentes, o Pavilhão denominado São José e a Casa de Saúde Infantil para crianças pagantes que ajudassem a manter o Hospital Infantil. Até então as crianças eram, em sua maioria, adotadas pelas Irmãs de Caridade da Associação de São Vicente de Paulo.
Incentivado por amigos e pelo Dr. João Rodrigues, médico e amigo, resolveu o Comendador tr…

VIVA O MÊS DE JUNHO. VIVA O SÃO JOÃO

Imagem

10 DICAS PARA VOCÊ SABER IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS NA ERA DA PÓS-VERDADE

Imagem
Um guia básico em 10 passos para todos aqueles que não querem ser vítimas da desinformação, nem querem correr o risco de compartilharem "fake news" com parentes e amigos, por prezarem a verdade dos fatos e a credibilidade jornalística.
Por Minerva Do Voyager

Desde que a palavra pós-verdade foi escolhida como a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016 [1], uma luz de alerta se acendeu no já antigo problema da proliferação de falsas notícias e informações.
O conceito de pós-verdade implica em que notícias e informações podem ser usadas politicamente para atingir as pessoas não pelo seu teor de veracidade e sim pelo seu impacto no público: ao trazer à tona emoções e reações mais fortes ou exageradas do que uma notícia verdadeira causaria.
Tendo sido comprovada a influência e relação de tais notícias sendo viralizadas pelas redes sociais e os resultados das eleições americanas [2], podemos ver que nem tudo é apenas uma brincadeira quando se trata da crescente fábrica de páginas …