Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2017

Concurso Público para Bombeiros Militares segue com inscrições abertas em Pernambuco

Imagem
O Governo do Estado de Pernambuco, através de portaria conjunta das Secretarias da Administração e Defesa Social, abriu inscrições para Concurso Público que oferece 300 vagas para soldados bombeiros militares, sendo que 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência. Após conclusão do curso de formação, os nomeados terão remuneração de R$ 2.319,88 mensais. 
Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos completos na data de ingresso e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso. A formação exigida é nível médio, e os candidatos devem possuir carteira de habilitação, no mínimo na Categoria B. Exige-se também altura mínima de 1,65m para homens, e 1,60m para mulheres. 
Seleção em duas etapas. 
A primeira etapa do Concurso Público será realizada pelo IAUPE - Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco. A segunda etapa será o Curso de Formação e Habilitação de Praças, que será realizada pela Secretaria de Defesa Social. Esta etapa também será eliminatória. Durante o…

CAPITÃO MARTINS PARTICIPA DE REUNIÃO EM TAQUARITINGA DO NORTE

Imagem
Na última sexta-feira (17) a Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte foi palco de uma reunião onde os vereadores, representantes da prefeitura e da sociedade em geral e também representantes da polícia militar discutiram segurança pública, pois nos últimos meses o  município tem sofrido constantes assaltos à mão armada e furtos quase que diários e também viu o número de homicídios crescerem assustadoramente.
Diante disso tudo o Capitão Martins, representando o Comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Santa Cruz do Capibaribe, ouviu a todos e prometeu passar para o comando a fim de que medidas urgentes sejam tomadas.
Na entrevista, que você confere abaixo, ele faz uma análise da situação e diz o que fará para que seja devolvida a sensação de segurança que o povo norte-taquaritinguense almeja.

Projeto de reforma tributária institui IVA e recria CPMF, segundo relator

Imagem
Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA, 21 Fev (Reuters) - O texto-base com o qual o Palácio do Planalto trabalha para fazer a reforma tributária, preparado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), prevê a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) nacional e a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), que o governo descartou até hoje, para financiar o rombo da Previdência.
Mas ainda há resistências dentro do próprio governo federal, sobretudo da equipe econômica.
O que é a CPMF?

"A CPMF vai substituir o IOF [Imposto sobre Operação Financeira] porque o IOF é nocivo, ele atinge o crédito", disse o deputado ao sair de uma primeira reunião sobre o tema no Palácio do Planalto. Questionado sobre o valor da alíquota, Hauly afirmou que seria "mínima, como era antigamente". "O importante é o IVA, o imposto de renda. Ficaria do mesmo tamanho, não é nada assustador."
Se for recriada com a mesma alíquota que tinha quando foi derrubada, de 0…

Danilo lembra morte do advogado Evandro Cavalcanti

Imagem
Em sessão na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB-PE) prestou uma homenagem ao advogado Evandro Cavalcanti, defensor dos trabalhadores rurais de Pernambuco. Natural de Surubim, ele presidia 20 sindicatos rurais do Agreste do Estado quando foi assassinado há 30 anos. “A luta dos trabalhadores rurais pelo direito à terra em Pernambuco iria levar à morte um jovem advogado, um democrata, um guerreiro, um conterrâneo, que foi barbaramente assassinado. E esse crime se constituiu num marco na resistência democrática e na luta dos trabalhadores”, afirmou. 
Danilo Cabral lembrou que o crime ocorreu, em 1987, logo após a posse do ex-governador Miguel Arraes para seu segundo mandato no comando do Palácio do Campo das Princesas. "Evandro liderava a emblemática luta dos trabalhadores rurais do Agreste, seu sacrifício não foi em vão, inspirou e continua inspirando a luta de muitas gerações”, acrescentou. 
Evandro Cavalcanti foi assassinado com oito tiros enquanto caminhava pelo centro de Sur…

BANCADA DE OPOSIÇÃO

Imagem

A palavra sentido e o sentido da palavra, por Dário Gomes*

Imagem
Quando as palavras fazem, realmente, sentido.
Se quisermos descobrir qual o significado de uma palavra é só consultarmos um dicionário ou acessarmos um site especializado no assunto. 
Eu consultei o dicionário on line e achei as seguintes definições para a palavra “Sentido”.
1. Magoado; que fica ofendido com facilidade; melindrado ou ressentido: Ex. Fiquei sentido com sua falsidade.
2. Triste; em estado de tristeza; pesaroso: uma expressão sentida. Ex. Estou sentido com a morte dele.
3. Aptidão para receber as impressões externas através dos órgãos sensoriais: os cinco sentidos; Ex. o sentido da visão.
4. Direção; orientação que se deve ou se pode seguir. Ex. Você deve tomar este sentido.
5. Significado; a significação de uma palavra. Ex. Qual o sentido dessa palavra?
6. Acepção ou definição: sentido conotativo; sentido figurado. Ex. Qual sentido disso?
7. Faculdade de sentir, de gostar de apreciar ou de julgar; senso ou tino. Ex. Isso não …

José Patriota prefeito de Afogados da Ingazeira é mais uma vez presidente da AMUPE

Imagem
Por mais dois anos, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira estará no comando da AMUPE. Com ele, completa o time na executiva, a vice, Ana Célia Farias, prefeita de Surubim, o tesoureiro João Batista Rodrigues, prefeito de Triunfo e mais 37 componentes do Conselho Fiscal e Deliberativo, que serão coordenadores regionais. A eleição ocorreu hoje (21/02/2017) pela manhã, com a aclamação da grande maioria dos prefeitos, durante uma extensa reunião de trabalho.

A chapa única se destacou por representar os 13 partidos (PSB, PDT, PSD, PTB, PR, PMDB, PT, DEM, PP, PSD, PMN, PSDB e PRP) e ainda por assegurar uma maior representação das mulheres, que além da vice-presidente, Ana Célia Farias, conta com a Secretaria da Mulher, dirigida pela prefeita de São Bento Una, Débora Almeida. A Chapa representa todas as regiões do Estado, significando a vontade e a disposição dos gestores na busca pelo desenvolvimento regional e estadual.
Antes da Assembleia Geral, Patriota se reuniu com todo…

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realiza 4ª reunião ordinária

Imagem
Do Blog DIRETO AO PONTO


A Casa José Vieira de Araújo realizou na manhã desta terça-feira (21) a 4ª sessão ordinária do primeiro período de 2017. Na pauta estiveram 12 projetos de lei, uns para discussão e votação, outros para apreciação de parecer de inconstitucionalidade e outros que foram apresentados, além disso, foram votados também requerimentos. 
Na sessão, que foi realizada na sala de reuniões da Casa, sem o uso da Tribuna, o vereador Ernesto Maia (PTB) pediu vista do projeto de lei 050/2017, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que fixa os subsídios do Secretário Municipais e demais cargos com status de Secretário para o período da Legislatura 2017 a 2020. 
Fato semelhante aconteceu com o projeto de 005/2017, de autoria do executivo, que dispõe sobre a reforma administrativa e organização do poder executivo, onde o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) pediu vista. Ambos os pedidos de vista atrasam a tramitação de projetos considerados importantes para o governo do prefeito Edson…

DIDA DE NAN ASSUME A PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Imagem
A partir desta quarta-feira (22) o vice-prefeito Dida de Nan assumirá os destinos da Capital da Moda. O prefeito Edson Vieira pediu licença de 30 dias e segundo informações fará um Cruzeiro com a família.
Dida falou ao blog sobre este momento: "Para mim é um motivo de muita alegria e ao mesmo tempo de grande responsabilidade, Santa Cruz é uma cidade de mais de cem mil habitantes e são vários os desafios e agora estou enfrentando mais um que é ficar trinta dias como prefeito de nossa cidade. Espero que com toda essa equipe e com a experiência de mais de quatro anos de gestão eu possa fazer um bom trabalho e mostrar ao povo de Santa Cruz do Capibaribe que tenho também capacidade de administrar esta cidade. O povo de Santa Cruz conhece o meu trabalho, acompanha há um bom tempo e sabe do meu pensamento e o que posso fazer por todos e acredito que tem tudo para dar certo. Quando a gente trabalha com o pensamento positivo e tem muita fé em Deus ele mostra os caminhos. Estou tranquilo e a…

Laura Gomes é madrinha de honra de projeto que vai trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência

Imagem
A deputada estadual Laura Gomes participou, nesta segunda, (20), do lançamento do Espaço Antônios e Marias - saberes e sabores da inclusão (AMSSI), no Campus da UFPE, em Caruaru. O objetivo do trabalho é construir cada vez mais uma sociedade efetivamente inclusiva, que saiba conviver com as diferenças e que deixe de enxergar a pessoa com deficiência com um olhar invisível. Laura Gomes foi indicada madrinha de honra do projeto.
"Laura tem uma trajetória construída como gestora pública. Ela sempre se envolve em assuntos que tratam de acessibilidade. Demonstra todo interesse, um cuidado em compreender a importância de assegurar a essas pessoas o direto à vida. O desejo em convidá-la para ser madrinha deste projeto veio de toda sua disposição. Há 17 anos, desejava abrir um espaço de inclusão como este e fico feliz com a realização deste sonho", afirmou a professora da UFPE e organizadora do projeto, Tânia Bazante. 
Intitulada a madrinha de honra, a deputada expressou sua alegria…

Em nome da sociedade, Oposição pede apoio da Força Nacional

Imagem
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entrega na manhã desta terça-feira (21) um ofício dirigido ao governador Paulo Câmara para que o Estado de Pernambuco solicite o apoio da Força Nacional para reforçar a segurança no Carnaval.
O pedido da Oposição leva em consideração o aumento da criminalidade no mês de janeiro, quando foram registrados 479 assassinatos, 10.691 crimes contra ao patrimônio, 2.743 casos de violência doméstica contra a mulher e 148 estupros. Também chama a atenção da Bancada, os incidentes ocorridos nesse período pré-carnavalesco, indicando a necessidade de reforço na segurança pública.
Outra preocupação dos parlamentares é a baixa adesão da categoria ao Programa de Jornadas Extras de Segurança (Pjes),expondo o déficit de pessoal na Polícia Militar e reduzindo o efetivo disponível nas ruas. 
Além do pedido ao governador, a Oposição vai encaminhar, também nesta terça-feira, ofícios ao Ministro da Justiça e da Defesa pedindo apoio do Govern…

Salário-Educação. Estados e municípios dispõem de R$ 1,6 bi referentes a janeiro

Imagem
Estados, Distrito Federal e municípios podem dispor, a partir desta segunda-feira, 20, dos recursos referentes à parcela de janeiro do salário-educação, a primeira do ano. Responsável por repassar os valores, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, transferiu R$ 1,6 bilhão na quinta-feira, 16.
Foram destinados R$ 888,5 milhões às redes municipais e R$ 744,7 milhões às estaduais e do DF. Os repasses referentes a 2017 crescerão aproximadamente 7% em relação ao ano passado. No total, devem chegar a R$ 12,5 bilhões — em 2016, foram R$ 11,7 bilhões.
O salário-educação é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino. Distribuídas com base no número de matrículas na educação básica, as quota estaduais e municipais são transferidas a cada mês às secretarias de Educação. A quota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica e reduzir os desníveis socioeducacio…

Deputados promovem novo debate sobre a segurança pública no Estado

Imagem
DISCUSSÃO – Oposição abordou último balanço  sobre a violência e governistas destacaram ações  em favor da PM. Foto: Henrique Genecy
A segurança pública foi, mais uma vez, o assunto que concentrou os debates na Assembleia Legislativa durante a Reunião Plenária desta segunda (20). Citando números do último balanço da Secretaria de Defesa Social, os deputados Álvaro Porto (PSD) e Sílvio Costa Filho (PRB) ocuparam a tribuna para criticar a condução do tema pelo Governo do Estado. Já os parlamentares Isaltino Nascimento (PSB) e Ricardo Costa (PMDB) destacaram as últimas ações promovidas em favor dos profissionais do setor e rebateram críticas da Oposição.
Abrindo as discussões, Álvaro Porto abordou o levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício Nassau, o qual teria apontado que 56,2% dos recifenses não pretendem participar das festas de Carnaval da Capital. O motivo, segundo 44,4% das pessoas desse grupo, seria o medo da violência. “A inoperância do Governo está fazendo com que o fo…