Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 26, 2017

MEC anuncia prorrogação da inscrição no Sisu

Imagem
O Ministério da Educação informa aos interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que o prazo para que se inscrevam será prorrogado. O sistema, aberto desde terça-feira, 24, estará disponível para receber inscrições até o próximo domingo, 29. O Sisu é a ferramenta do MEC por meio da qual instituições públicas oferecem vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A respeito da prorrogação do Sisu, o MEC esclarece:
1. Em atenção aos estudantes que manifestaram o pedido e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas, ou seja, até o próximo domingo, 29 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). A divulgação dos resultados está mantida para segunda-feira, dia 30;
2. O Sisu registrou até as 18h desta quinta-feira 2.090.451 de inscritos e 4.033.178 de inscr…

Raquel Lyra visita Campina Grande para acabar com a rivalidade no São João

Imagem
por Anita Torres
Do Jornal de Caruaru
Os prefeitos das duas cidades se reuniram na manhã desta quinta-feira (26), em Campina Grande
Raquel Lyra e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo Lúcio Omena estiveram, em Campina Grande. Foto: Roberto Pereira Jr.

Um modelo eficiente de festa junina. Nesta quinta-feira (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo Lúcio Omena estiveram, em Campina Grande, na Paraíba, reunidos com o prefeito do município, Romero Rodrigues, para uma troca de ideias sobre o São João. O foco da conversa foi de como tornar as duas maiores festas do Brasil mais econômicas e sem perder o foco, que é a valorização da cultura nordestina.
“Viemos aqui para discutir estratégias de buscar atrações que são importantes para o nosso São João, mas que possamos fazer essas contratações de forma conjunta. A ideia é fazer uma boa parceria e reduzir os custos onde for possível. É poder trabalhar uma ação para as duas cidades, como est…

É TEMPO DE CANTAR ESPECIAL

Imagem

Governo limita uso do rotativo do cartão a 30 dias para tentar baixar juros

Imagem
Do UOL, em São Paulo
Thinkstock O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu um limite de 30 dias para o uso do rotativo do cartão de crédito, numa tentativa de baixar os juros cobrados nessa modalidade de crédito --uma das mais caras atualmente. O objetivo, segundo o órgão, é "tornar o uso do cartão de crédito mais eficiente e barato para o usuário" e "ajudar instituições financeiras a aprimorar gerenciamento de risco de crédito".  A decisão foi divulgada na noite desta quinta-feira (26). Os bancos e instituições financeiras têm até 3 de abril para se adequar às mudanças. Contra o efeito 'bola de neve' Com as novas regras, se o consumidor não pagar o valor total da fatura do cartão em determinado mês, os juros do rotativo só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte --ou seja, por até 30 dias. Após esse prazo, o banco terá que apresentar ao cliente uma proposta mais vantajosa para pagar o valor devido, em parcelas. Hoje, se o consumidor não p…

"Pacto pela Vida é a política mais estruturada de segurança pública do País”, afirma Danilo Cabral

Imagem
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) afirma que o Pacto pela Vida é considerado a política pública na área de segurança mais bem estruturada do País. Segundo ele, isso pode ser avaliado em função da manifestação de entidades e especialistas que tratam sobre o tema, inclusive com o reconhecimento através de premiações internacionais, como da Organização das Nações Unidas (ONU), e pelos indicadores objetivos da redução da violência em Pernambuco. “Não há, no Brasil, experiência que tenha apresentado nos últimos dez anos resultados mais expressivos do que o Pacto pela Vida”, disse em resposta às críticas do senador Armando Monteiro Neto (PTB) nesta quinta-feira (26). 
Segundo o deputado, o Pacto pela Vida passou a não atingir as metas com o início da crise econômica que atingiu o Brasil. Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos, do País ficou estagnado em 0,1% em relação a 2013. Naquela ocasião, foi o resultado mais fraco desde a retração registrad…

Líderes da Oposição e do Governo discutem composição das comissões da Alepe

Imagem
Os líderes da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho (PRB), e do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), tiveram encontro na manhã desta quinta-feira (26) para discutir a participação das duas bancadas nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a realização de audiências públicas após o retorno do recesso parlamentar.
No encontro, segundo o líder da Oposição, ficou definido que serão priorizados, na composição das comissões, os critérios da proporcionalidade, assegurando que cada bancada possa cumprir o seu papel. 
“É importante que as duas bancadas tenham a sua participação nas comissões. Também comuniquei ao líder do Governo sobre a realização de algumas audiências públicas que estão nos planos da Oposição, nas áreas de saúde, educação e segurança e que esperamos que ele possa desempenhar o papel de interlocutor do diálogo com os secretários”, afirmou Silvio, destacando que além da relação institucional, sempre teve com Isaltino uma relação pessoal.
“O objetivo do…

Acic recebe visita do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru

Imagem
O presidente da Acic, Pedro Miranda, recebeu hoje (26), na sede da Instituição, o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres (PDT), que esteve no local para uma visita à Entidade. O objetivo do encontro foi o de estreitar os laços entre as instituições. O funcionamento da Associação foi apresentado ao vereador que se mostrou interessado em saber como a Câmara pode ser parceira nos projetos da Acic para o desenvolvimento do município.

HILÁRIO TEM AUDIÊNCIA NA FUNASA PARA TRATAR SOBRE RECURSO NA ORDEM DE R$ 5 MILHÕES PARA SANEAMENTOS DE SÃO DOMINGOS

Imagem
O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD) esteve, acompanhado do secretário de Saúde do município, Dr. Edson de Sousa, na última segunda-feira (23), na Superintendência Estadual da FUNASA-PE – Fundação Nacional de Saúde – no Recife, para tratar assuntos relacionados ao recurso na ordem de R$ 5 milhões que será investido no saneamento básico do Distrito São Domingos.
“Estamos adiantando ao máximo possível o processo para que a execução desse projeto, que será de extrema importância para a população de São Domingos, seja efetivada. O nosso objetivo enquanto prefeito é conquistar obras como esta, que tragam uma melhor qualidade de vida para nossos munícipes e o desenvolvimento do Brejo da Madre de Deus”, ressaltou o chefe do executivo municipal.
De acordo com o Secretário de Saúde a reunião foi muito proveitosa e, que muito em breve, o governo municipal estará executando a obra que se tornou uma das maiores demandas para acompanhar o crescimento daquela comunidade.
O pre…

Balanço do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco

Imagem
Um ano de luta: conquistas e derrotas do Sindsemppe

Em janeiro, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco completou um ano sob a gestão da chapa União e Luta, presidida pelo técnico ministerial Fernando Ribamar. Em tempos de crise econômica e campanha salarial acirrada, redução do orçamento e entraves à negociação, o saldo é considerado positivo, sobretudo por ter sido uma gestão marcada pela abertura do diálogo em diversas frentes e pela mobilização das suas bases.
Outra vertente inaugurada pela gerência do biênio diz respeito à aproximação do Sindsemppe com outras entidades classistas, inclusive em nível nacional, para debates que são de interesse geral dos servidores, o que fortaleceu ainda mais a categoria. “Através da unidade entre sindicatos e associações nacionais, a gente consegue atingir com mais força um maior número de pautas”, pontua Bruno Valente, analista ministerial.
Mais uma grande conquista foi a criação da Federação Nacional dos Servidores dos Mi…

Edson Vieira pleiteia presidência do CONIAPE

Imagem
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, está pleiteando a presidência do CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras), inclusive marcou reuniões com os prefeitos associados ao consórcio para as próximas terça e quarta-feira para formalizar sua candidatura.
Quem também tinha interesse explícito na presidência era o prefeito de Vertentes,  Romero Leal, mas ele resolveu apoiar o colega tucano.

Eike Batista tem prisão decretada em nova fase da Lava Jato

Imagem
Operação Eficiência é um desdobramento da Lava Jato, mandados foram autorizados pelo juiz Marcelo Bretas e diligências são cumpridas no Rio de Janeiro.
Fabio Serapião e Fausto Macedo Do Estadão
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira, 26, mandados de prisão preventiva, conduções coercitivas e buscas e apreensões no Rio de Janeiro. As diligências são parte da Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, desdobramento da Lava Jato em solo carioca. Entre os alvos de prisão preventivas estão o empresário Eike Batista e o vice-presidente de futebol do Flamengo Flávio Godinho, ex-braço direito de Eike.
A investigação mira pagamentos de propina envolvendo o ex-governador Sergio Cabral, que também é alvo de um mandado de prisão preventiva – o peemedebista já está preso em Bangu. Os outros alvos da operação são Sergio Castro, apontado como operador do esquema, Francisco Assis, o doleiro Álvaro Galliez, Thiago Aragão, ex-sócio da esposa de Cabral, e três pessoas ligadas a Cabral…