Seis municípios consultam Condepe/Fidem para revisão de Planos Diretores


Seis municípios solicitaram apoio técnico à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, no sentido de consolidar apoio técnico para a revisão de Planos Diretores: Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife; Macaparana e Paudalho, na Mata Norte; Panelas e Taquaritinga do Norte, no Agreste. A entidade também participa na elaboração do Plano Diretor de Caruaru, já em fase de conclusão.

Nesta quarta-feira, 29, ocorreu em Taquaritinga do Norte a primeira oficina de sensibilização de gestores municipais, com a participação do diretor executivo da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto (que na ocasião representou o presidente da entidade Bruno Lisboa), do prefeito Ivanildo Bezerra, secretários municipais e representantes da gestão municipal. O objetivo é o de capacitar e sensibilizar os técnicos no sentido da importância da interface de ações de cada área e, também, repassar informações metodológicas para que o plano ocorra de forma participativa com a sociedade. O evento foi realizado na sede da Câmara de Vereadores.

Na programação constou a análise do último Plano Diretor do município, datado de 2007, para identificar os principais problemas e potenciais, com foco na situação atual X transformando em realidade. “A principal questão é fazer com que estes PDs passem de plano de governo para de gestão”, comenta a diretora de articulação e de apoio ao desenvolvimento regional da Agência Condepe/Fidem, Graça Tavares.

A sociedade civil organizada será envolvida no processo através da realização fóruns e oficinas, nos quais serão elaboradas estratégias e proposições para o Plano. Os técnicos da prefeitura apontaram a questão da expansão urbana, como um dos itens que devem ser reavaliados na revisão dessa lei urbanística, além da preservação do centro.

PANELAS – A equipe de Infraestrutura de Panelas esteve na semana passada na sede da Agência Condepe/Fidem para solicitar o apoio técnico para elaboração do seu PD. Estiveram presentes à reunião com técnicos da Agência: o secretário de infraestrutura João Figueiredo e o adjunto, Ezequiel Silva, a diretora da área, Maria Geniclécia. A equipe panelense vai analisar o último PD e apresentar um parecer técnico em uma próxima reunião, agendada para 11.12.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CANDIDATURA AVULSA. GEO CALDAS PODE SE LANÇAR CANDIDATO A PRESIDENTE

JUNIOR DE SINDÔ SERÁ VELADO NA CÂMARA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PODE PASSAR DE 17 PARA 10 VEREADORES, EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

VEREADOR E ESPOSA SÃO ASSALTADOS EM FRENTE A RÁDIO, NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO SBT POR CAUSA DA VIOLÊNCIA