O Dia da Bíblia

Livro por excelência.  A Palavra de Deus. O livro base da fé cristã.

O mundo evangélico comemora no 2º Domingo de dezembro o Dia da Bíblia, mas o que vem a ser a bíblia?

Imagem: www.elevados.com.br
Conceituando: A palavra “Bíblia” vem do grego “Biblion” que quer dizer Livro, ou “Livro por excelência” , o termo Bíblia é o plural de biblion, acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez por “ João Crisóstomo” (Arcebispo de Constantinopla) por volta do ano 400 dC. As sagradas escrituras compõe-se de duas partes : O Antigo Testamento escrito antes de Cristo e o Novo testamento escrito após sua morte. O Antigo Testamento compõe-se de 39 livros, o Novo Testamento de 27. Na bíblia da versão Matos Soares esse número diverge, tendo alguns acréscimos ao Antigo Testamento, entre outros.

A divisão da Bíblia em capítulos atribui-se ao Cardeal Hugo falecido em 1263 a Estephen Langton falecido em 1228.A bíblia foi o primeiro livro impresso em 1535. A primeira tradução da Bíblia em português, sendo do novo testamento foi de João Ferreira de Almeida em 1681. Para conhecer um pouco da história desse tradutor aconselho a leitura no site ” www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/joao-ferreira-de-almeida”.

A primeira tiragem da Biblia “The New English Bible” atingiu a marca de 1.275.000 exemplares em 1961. É portanto o livro mais lido e mais traduzido de todos os tempos, já tendo sido traduzido em mais de 1200 línguas e dialetos.

A bíblia foi escrita por, aproximadamente 36 pessoas durante um período de 1500 anos. Entres esses havia reis, agricultores, pastores, advogados, pescadores, médico e cobrador de impostos, contudo esses livros perfazem um só livro, porque são obras de um só autor, com um só alvo e proposito divino: A redenção dos homens.

O próprio Senhor Jesus citou a Palavra de Deus em muitas ocasiões: 

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Mateus 21:42

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

Jesus é o cumprimento das escrituras:

Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:21.

E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado. Marcos 15:28.

Lucas 24:24-45 - E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.Então abriu lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

A Bíblia é , sem dúvidas, a revelação de Deus ao mundo, a vontade de Deus expressa de uma forma que o homem possa compreender.

Leia a Bíblia para ser sábio, creia para ser salvo, pratique-a para ser santo.

Você pode ter uma edição em seu computador, há várias para baixar ou acessar via on-line. A que uso no PC é a Bíblia Hábil, que podemos baixar gratuitamente no site: www.bibliahabil.com.br.

Bibliografia: (Boyer, Orlando, Pequena Enciclopédia Bíblica, Editora Vida, p. 107)

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia