Candidatos já podem consultar vagas do Sisu 2018

Inscrições para o Sisu 1º/2018 terão início no dia 29 de janeiro e vão até às 23h59 do dia 1º de fevereiro

Do Guia do Estudante

(Redação/Guia do Estudante)

O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta terça-feira (12), o acesso à consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem pesquisar por curso, universidade ou município.


As inscrições terão início no dia 29 de janeiro, até às 23h59 do dia 1º de fevereiro, através do site. Com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o sistema seleciona estudantes para 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais.

Para se candidatar, quando o sistema abrir a inscrição, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Resultados e matrículas

As notas do Enem estarão disponíveis no dia 19 de janeiro. Para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas. 

Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 2 de fevereiro. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 5 e 7. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse. 

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia